Início São José dos Campos Polícia Ambiental apreende ovos de jabuti em chocadeira em São José dos...

Polícia Ambiental apreende ovos de jabuti em chocadeira em São José dos Campos

Foto: divulgação/Polícia Ambiental
Publicidade

Na tarde desta sexta-feira (23), a Polícia Ambiental apreendeu 9 ovos de jabuti, que estavam em chocadeira, no bairro Jardim América em São José dos Campos. Além dos ovos, répteis, aves e um mamífero foram encontrados no local.

De acordo com a PM, depois de atenderem denúncia de animais da fauna silvestres mantidos em cativeiro de forma ilegal, os policiais foram até o bairro Jardim América para realizarem a fiscalização.

No local a equipe encontrou vários animais nativos e exóticos, entre cobras, lagartos, aves, jabutis e um ouriço. Vinte e nove animais que estavam sendo mantidos em cativeiro de forma irregular foram apreendidos.

Foto: divulgação/Polícia Ambiental

Durante a ação, uma caixa de isopor com nove ovos de jabuti chamou a atenção da equipe. Construído de forma artesanal, o equipamento estava ligado à rede elétrica que alimentava um aquecedor coberto por água e um termostato mantinha a temperatura controlada em seu interior.

Foto: divulgação/Polícia Ambiental

Para incubar, os ovos necessitam de temperatura entre 25º e 30º. O período de incubação é longo, variando de cinco a dez meses. Todo processo era feito pelo próprio homem, que foi detido no local. Ele disse aos policiais que tinha os animais apenas como pet.

A ocorrência foi apresentada no Distrito Policial da cidade. O homem vai responder pelo crime em liberdade. Ele foi multado pela Polícia Ambiental em R$ 13,2 mil. Os animais e ovos foram destinados para um local autorizado na região.

Foto: divulgação/Polícia Ambiental
Publicidade