Início Taubaté Taubaté inicia campanha de multivacinação e de imunização contra pólio

Taubaté inicia campanha de multivacinação e de imunização contra pólio

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Publicidade

Taubaté inicia nesta segunda-feira, dia 5 de outubro, as campanhas de multivacinação e de imunização contra a poliomielite. As duas campanhas seguem até o dia 30 de outubro em todo o país.

A campanha de multivacinação será focada na atualização de carteiras vacinais de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos. A finalidade é que pessoas nessa faixa etária recebam doses de vacinas importantes e que podem estar pendentes, garantindo assim a devida proteção contra vírus que circulam no território.

Serão oferecidas no total 14 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças: BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomielite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela e hepatite A.

Além disso, neste ano, também passou a integrar o SUS uma nova vacina, já inserida na campanha: Meningo ACWY, que protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.

A prioridade da campanha de prevenção à poliomielite é atualizar a carteirinha de vacinação de crianças e adolescentes entre 0 e 14 anos de idade, reforçando a proteção contra paralisia infantil (polio) nos menores de 5 anos. Pais ou responsáveis por crianças entre 1 ano a menores de 5 anos devem levá-las para receber a dose da  “gotinha” (vacina oral, VOP).

O Dia D para mobilização em todo o território nacional está previsto para ocorrer em 17 de outubro.
A Vigilância Epidemiológica de Taubaté reforça a necessidade de comparecimento da população às unidades de saúde para receber as doses e melhorar os indicadores de cobertura vacinal do município.

As vacinas estão disponíveis nas unidades de saúde de Taubaté que dispõem de salas de vacinação. Os dias e horários específicos de funcionamento de cada unidade podem ser conferidos pelo link http://www.taubate.sp.gov.br/unidadesdesaude/.

Publicidade