Início Pindamonhangaba Dicas de como se preparar para o ENEM e vestibular

Dicas de como se preparar para o ENEM e vestibular

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Professores do Ensino Médio Técnico em Informática do Senac Pindamonhangaba dizem que pensamento crítico é o principal atributo exigido nas provas

A pandemia impactou a rotina escolar. As aulas presenciais deram lugar ao modelo remoto, e os alunos do ensino médio se viram em meio à insegurança de não absorver todo o conhecimento a tempo de prestar o ENEM e os demais vestibulares.

No entanto, o adiamento dos principais exames do país deu uma sobrevida para os estudantes se prepararem para esse momento desafiador. Pensando em contribuir com os jovens que estão a pleno vapor nos estudos, os professores do Ensino Médio Técnico em Informática do Senac Pindamonhangaba, Thiago de Souza Ferreira e Deivid Galdini Silva, compartilham experiências e dicas úteis para quem vai fazer as provas. 

Provas

O ENEM e o vestibular seguem na esteira de uma tendência contemporânea de valorizar alunos que se posicionam criticamente. Nesse sentido, essas provas são elaboradas intercalando áreas de conhecimento e exigem que o aluno se posicione perante as problemáticas discutidas, sempre muito calcadas na realidade.

Rotina

Não existe fórmula mágica, mas estabelecer horários e metas de estudo é um bom começo. Dedicação, leitura e busca por novas fontes de informação são recursos válidos.

Descanso

Um cérebro descansado tem maior capacidade de absorção de novos conceitos. Assim sendo, estude, mas também descanse. Separe umas horas da semana para entretenimento e diversão.

Ambiente

Espaços tranquilos e silenciosos contribuem para uma melhor concentração e absorção do conhecimento.

Metodologias

O cérebro assimila melhor as informações quando faz anotações ou mapas mentais. Ainda há técnicas que envolvem criar músicas com o tema estudado, debater com um colega sua compreensão, confrontar ideias. O que deve ser evitado é o velho “decoreba”. O estudo eficaz é aquele que provoca reflexões.

Tempo

O tempo de estudo é aquele que cada um julgar necessário conforme a sua dificuldade. Reserve momentos para revisão, para conteúdo novo e para resolução de exercícios.

Redação

Leitura de livros, jornais e artigos contribuem muito não só para uma melhor escrita como também para conhecer as principais notícias e temas em debate no Brasil. Essas informações favorecem o estudante na hora de adotar um posicionamento embasado em fatos, argumentos e dados.

De olho no futuro

Para os jovens que ainda vão ingressar no ensino médio e já estão em busca de uma formação integrada e cidadã, o Senac Pindamonhangaba está com inscrições abertas para o Ensino Médio Técnico em Informática. Dividido em áreas do conhecimento, a cada ano o aluno recebe uma certificação. No final do primeiro ano, já pode ingressar no mundo do trabalho como estagiário. Ao final do curso, recebe o certificado de Técnico em Informática e já tem uma profissão para trabalhar, podendo ainda continuar os estudos prestando ENEM ou vestibular e se matricular em uma universidade.

Para mais informações ou inscrição, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/ensinomedio.

Serviço

Ensino Médio Técnico – Novas Turmas 2021

Matrículas abertas: www.sp.senac.br/ensinomedio

Senac Pindamonhangaba

Endereço: Rua Suíça, 1.255 – Santana – Pindamonhangaba/SP

Informações: www.sp.senac.br/pindamonhangaba

Facebook: www.facebook.com/senacpindamonhangaba

Instagram: www.instagram.com/senacpinda

Publicidade