Início São José dos Campos Apoiado pelo Sistema Poliedro, CASD oferece 760 vagas para cursos preparatórios gratuitos

Apoiado pelo Sistema Poliedro, CASD oferece 760 vagas para cursos preparatórios gratuitos

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa
Publicidade

Inscrições estão abertas para estudantes que querem se preparar para as principais instituições de ensino do País 

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo 2021 do CASDvest e do CASDinho, projetos do Curso Alberto Santos Dumont (CASD), instituição parceira do Sistema de Ensino Poliedro voltada para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica que buscam uma oportunidade educacional. 

O CASDvest terá 520 vagas e tem como foco ajudar alunos que desejam se preparar para o Enem e os vestibulares mais concorridos do País. Já o CASDinho vai selecionar 240 estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) que querem se preparar para ingressar nas melhores escolas públicas e privadas (por meio de concursos de bolsas) de São José dos Campos e regiãoAs aulas começam em janeiro de 2021. 

Localizado em São José dos Campos (SP), o CASD foi criado há 21 anos por alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e até hoje atende estudantes de forma gratuita. As aulas são ministradas por alunos do ITA e de outras instituições e contam com o apoio de professores voluntários. Ao todo, mais de 100 profissionais participam dos projetos. 

O Sistema de Ensino Poliedro oferece todos os materiais didáticos de forma gratuita, além de garantir acesso aos eventos e simulados do Poliedro e de prestar consultorias pedagógicas que indicam as melhores rotinas de estudo para que os jovens alcancem seus objetivos. 

“Nossos voluntários estão dispostos a mudar a vida de cada um dos alunos, tanto dando aulas quanto cuidando da parte administrativa“, explica Lucas do Vale Bezerra, aluno do 3º ano do ITA e diretor-presidente do CASD. 

Projeto CASDvest 

O CASDvest tem como objetivo preparar estudantes que já concluíram ou estão na última série do Ensino Médio para os principais vestibulares do País. São 520 vagas disponíveis. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 2 de outubro. Os interessados podem se cadastrar no link cursosantosdumont.org.br/seja-aluno/vestibulinho-casdvest-2021/.

O processo seletivo será dividido em duas etapas: O envio do histórico escolar da 1ª série do Ensino Médio (onde serão analisadas as notas de português e matemática do candidato) e a análise socioeconômica. 

As aulas vão de janeiro a novembro de 2021 na sede do CASD, das 18h15 às 22h45, de segunda-feira a sexta-feira, e das 13h30 às 17h30 aos sábados. 

Projeto CASDinho 

O CASDinho oferece oportunidades para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) que desejam se preparar para ingressar nas melhores escolas públicas e privadas (por meio de concursos de bolsas) de São José dos Campos e região, além de oferecer uma preparação para competições em Olimpíadas Científicas. 

As inscrições para o processo seletivo do CASDinho estão abertas até o dia 1º de novembro e os interessados podem se cadastrar no link cursosantosdumont.org.br/seja-aluno/vestibulinho-casdinho-2021/ . Serão ofertadas 240 vagas, sendo 180 para estudantes do 9º ano e 60 para estudantes do 8º ano. O processo seletivo é dividido em duas etapas: a prova, prevista para o dia 22 de novembro, às 14h, e a fase de entrevistas com as assistentes sociais para a avaliação da vulnerabilidade socioeconômica. 

As aulas serão ministradas de janeiro a novembro de 2021 na sede do curso, aos sábados e domingos, das 8h às 12h30. Além disso, o CASDinho conta com turmas específicas opcionais como preparatórios para Olimpíadas Científicas e para a escola da EPCAr, cujas aulas acontecem nas salas de aula do ITA de segunda a sexta-feira. 

Taxa de aprovação do CASDvest ultrapassa os 40%

A taxa média de aprovação do CASDvest, nos últimos anos, é maior que 40%, o que demonstra a qualidade do projeto e o comprometimento de todos que participam dele. Somente no ano de 2019 foram 214 aprovações em excelentes faculdades públicas, entre elas a USP, a Unifesp, a Unesp e a Unicamp. Nos últimos seis anos foram 1.300 aprovações. 

“Ao longo da nossa história, já totalizamos mais de 4.000 aprovações, o que nos deixa felizes por comprovar a eficiência do que fazemos. Entretanto, temos certeza que a quantidade de pessoas impactadas pelo nosso trabalho é muito maior, pois cada aluno que passa pelo CASD muda sua visão de mundo e influencia seus familiares e outras pessoas ao redor“, destaca o diretor Lucas. 

Depoimentos 

O apoio do Curso Alberto Santos Dumont foi transformador para vida de muitos alunos, como é o caso da Isabella Vilela, ex-aluna do CASD e aprovada para o curso Medicina da UFRJ em 2015. Ela destaca o quanto o projeto foi importante em sua vida. “O CASD é, sem dúvidas, a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Um lugar extremamente especial, com pessoas incríveis e um propósito sem igual. Me deu a oportunidade de sonhar alto, mesmo com as limitações impostas pela vida, e de realizar meus objetivos”. 

Já para Vinicius de Oliveira, ex-aluno do CASDinho, o apoio do curso foi essencial para conquistar a aprovação com 100% de bolsa na universidade e ingressar no mercado de trabalho. “O CASD me revelou para o mundo e me fez entender que podemos mudar o mundo por meio da educação. Fiz o CASDinho e me formei no Senai. Comecei a estagiar na AMBEV, e um ano depois fui efetivado como o primeiro e único Técnico de Confiabilidade da Cervejaria. Além disso, fiz o Enem em 2019 e passei com bolsa 100% na ETEP via Prouni para cursar Engenharia Industrial Mecânica. Sou eternamente grato por tudo o que o CASD me proporcionou”. 

Serviço: processo seletivo CASDvest 

Inscrições: até o dia 2 de outubro de 2020. 

Vagas: 520. 

Método de avaliação: envio do histórico escolar da 1ª série do Ensino Médio (onde serão analisadas as notas de português e matemática do candidato) e a análise socioeconômica. 

Serviço: processo seletivo CASDinho 

Inscrições: até o dia 1º de novembro. 

Vagas: 240. 

Método de avaliação: realização de prova e a fase de entrevistas com as assistentes sociais para a avaliação da vulnerabilidade socioeconômica.  

Data da prova: prevista para 22/11/2020, às 14h. 

Informações adicionais: https://cursosantosdumont.org.br/seja-aluno/  

Sobre o Sistema de Ensino Poliedro 

Desde 2001, o Sistema de Ensino Poliedro tem a meta de ampliar o acesso ao ensino de qualidade, proporcionando a melhor experiência educacional a escolas parceiras de todo o Brasil. Por meio da oferta de soluções educacionais adaptadas às diversas realidades, a instituição tem como objetivo maximizar potencialidades e gerar impactos sociais positivos.  

Originalmente adotado nos cursos Pré-Vestibular do Poliedro, reconhecidos pelo alto índice de aprovações nas melhores universidades do País, o Sistema expandiu-se para o Ensino Médio, Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais e Educação Infantil, abrangendo, assim, toda a vida escolar do aluno. Atualmente, conta com mais de 480 instituições de ensino e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. 

Ao promover uma educação de excelência, o Sistema Poliedro obteve, em 2020, 7.499 aprovações em 118 das 128 instituições que utilizam o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Do total, 666 estudantes foram aprovados em 1º lugar.  

Para saber mais sobre o Sistema Poliedro, acesse: www.sistemapoliedro.com.br . 


Publicidade