Início Variedades Investimentos: como reconhecer o perfil de risco para investir melhor?

Investimentos: como reconhecer o perfil de risco para investir melhor?

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa

Identificar o perfil de investidor é importante para escolher investimentos de acordo com seus objetivos

Ter conhecimento financeiro é fundamental quando o assunto é investimentos. Com a taxa básica de juros baixa, é importante saber investir bem para não ter prejuízos e conseguir uma rentabilidade de acordo com os seus planos de vida. Por isso, é essencial conhecer o perfil de risco antes de começar no mundo dos investimentos.

Para conseguir identificar as opções de investimentos para cada público, é preciso saber os objetivos e as expectativas com aquela aplicação. Além disso, no mercado financeiro o investidor também precisa levar em consideração o risco, o retorno e a liquidez nos investimentos.

Publicidade

Entre os tipos de perfil de investidor estão o conservador, que busca segurança nos investimentos e procura por produtos de baixo risco, o moderado, que ainda opta pela segurança mas já considera alguns ativos de maior risco, e o agressivo, que assume riscos mais altos para ter um rendimento melhor.

“Com essas informações é possível construir uma carteira de investimentos diversificada e adequada para seus objetivos, sejam eles comprar um imóvel, viajar, trocar o carro. Além disso, sabendo o perfil de risco diminui as chances de aplicar o dinheiro em algum investimento arriscado para o seu padrão de vida”, afirma Breno Andrade, assessor de investimentos da WFlow – escritório Private especializado em Assessoria Financeira e Patrimonial credenciado à XP Investimentos.

É importante destacar que o perfil de investidor pode se alterar com o passar do tempo e de acordo com as mudanças nos objetivos. Portanto, o ideal é reavaliar o perfil de risco para saber se continua o mesmo ou se foi alterado.