Início Pindamonhangaba Ruas da Vila São Benedito e ESF do Residencial Araretama ganham novas...

Ruas da Vila São Benedito e ESF do Residencial Araretama ganham novas denominações em Pindamonhangaba

Publicidade

Dois Projetos estavam na Ordem do Dia e houve uma inclusão na 32ª sessão ordinária realizada nesta segunda-feira, dia 14 de setembro

A Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba promoveu nesta segunda-feira, dia 14 de setembro, no período da tarde, a 32ª Sessão Ordinária de 2020. A reunião aconteceu no plenário do Palácio Legislativo “Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin” e contou com a presença de todos os vereadores.

Na Ordem do Dia da sessão constavam dois Projetos de Lei e, por força do Regimento Interno, teve um projeto incluído na pauta de votação. Todos os projetos receberam aprovação unânime dos parlamentares.

Denominações de vias públicas
O primeiro documento a ser analisado pelos vereadores foi o Projeto de Lei n° 108/2020, do vereador Professor Osvaldo Macedo Negrão – Professor Osvaldo, que “Denomina uma via pública no Núcleo Vila São Benedito de NORIVAL ILDEFONSO GAMA”.

Biografia

Norival Ildefonso Gama conhecido como Vardo Gama, nasceu na cidade de Pindamonhangaba no 04 de março de 1926. Filho de Leôncio Barros Gama e Julieta Maria de Jesus era de uma família numerosa de 18 irmãos. Trabalhou como metalúrgico na Confab, na antiga Aisa, e depois como servente na Santa Casa. Também trabalhou por 17 anos na fazenda Haras Paulista. Depois de vários cursos e passou a ser auxiliar de veterinário. Seu último trabalho foi como guarda municipal onde já aposentando continuou trabalhando até seu último dia.

Casado com Aurora Leandro da Silva, Norival teve 4 filhos: Reginaldo, Regineilon, Gisele e Gislaine. E 9 netos: Isaac, Guilherme, Evellyn, Rodrigo, Rayssa, Thiago, Everton, Ashiley e Tiago. Gostava de ler, cantar e tocar seu violão, participando sempre aos finais de semana dos shows ao lado do Cardosão. Também gostava de compor músicas, poemas e poesias. Cidadão atuante sempre se prontificava ajudar as pessoas a buscarem seus direitos. Pessoa simples, mas de grande sabedoria, conselheiro, amigo, fiel e muito brincalhão. Faleceu aos 63 anos, no dia 22 de fevereiro de 1976, vítima de um infarto no miocárdio. Por onde passou plantou a semente com seu jeito simples, fazendo amizades. Deixou muitas saudades no coração de familiares e amigos e seu trabalho e dedicação jamais serão esquecidos.

Logo em seguida, por votação unânime dos parlamentares, foi aprovado o Projeto de Lei n° 109/2020, também do vereador Professor Osvaldo Macedo Negrão – Professor Osvaldo, que “Denomina uma via pública no Núcleo Vila São Benedito de MARIA CRISTINA CARMO DA PALMA OLIVEIRA”.

Biografia

Maria Cristina Carmo da Palma Oliveira nasceu na cidade de Pindamonhangaba/SP em 17 de junho de 1965. Filha de Roque da Palma e Maria José Ramos da Palma, tinha 15 irmãos. Residiu na rua das Palmeiras, na Vila São Benedito desde do seu nascimento até seu último dia de vida. Fez muitos amigos naquele bairro. Foi doméstica por 30 anos, trabalhando na casa da Dona Geni que foi vereadora em nossa cidade. Casou-se com Euclides José Oliveira no dia 10 de outubro de 1992 e, juntos, adotaram uma menina: Júlia Graziela da Palma Oliveira sua única filha.

Aos 51 anos, no dia 13 de abril de 2017, veio a falecer após ter lutado contra um câncer de útero por um ano e meio. Deixou muitas saudades no coração de familiares e amigos. Sua coragem e dedicação perante a vida e as pessoas jamais serão esquecidos.

ESF do Residencial Araretama

Incluído na pauta de votação, o Projeto de Lei n° 112/2020, de autoria do vereador Ronaldo Pinto de Andrade – Ronaldo Pipas, que “Denomina de Vilma Natal de Almeida Ferreira, a ESF — Estratégia Saúde da Família, localizada na Rua Maria do Carmo da Silva, no Residencial Araretama” foi aprovado por unanimidade dos vereadores.

Biografia

Vilma Natal de Almeida Ferreira, nasceu 25 de dezembro de 1940, na cidade de Machado/MG. Iniciou sua vida profissional aos 19 anos, trabalhando no hospital Santa Isabel em Taubaté, uma unidade de saúde coordenada por freiras no ano de 1969.

Após 2 anos, ingressou como atendente na Santa Casa de Misericórdia de Pindamonhangaba. Tornou-se parteira e trabalhou por 20 anos, sempre mantendo o prazer no auxílio à saúde. Em 1978, passou no concurso público federal para o INSS e trabalhou até sua aposentadoria. Mudou-se para o bairro do Araretama em 1991, onde com auxílio de várias moradoras, iniciou a Pastoral da Saúde. Defensora do SUS, fez parte do COMUS de Pindamonhangaba. Sempre buscava orientar as famílias da comunidade, sobre os benefícios que SUS. Era casada, mas não tinha filhos legítimos.

Era tutora de 2 sobrinhas menores. Trabalhou voluntariamente como enfermeira por 2 anos no Lar de Velhos São Vicente de Paula. Aos 72 anos faleceu lúcida e calma, em 20 de julho de 2013, após lutar contra o câncer.

33ª sessão ordinária

Os vereadores de Pindamonhangaba irão realizar a 33ª sessão ordinária na próxima segunda-feira, dia 21 de setembro, a partir das 14 horas. A reunião plenária ocorrerá no Plenário “Dr. Francisco Romano de Oliveira”. A sessão é pública, entretanto, em função do Ato nº 009/2020, será feita sem a presença de público no plenário. E para que haja transparência dos atos legislativos, a sessão ordinária terá a transmissão “ao vivo” pelo canal 4 da Operadora NET e, também, pela internet no portal www.pindamonhangaba.sp.leg.br.


Publicidade