Início Pindamonhangaba Projeto aborda educação alimentar e saúde emocional dos professores em Pindamonhangaba

Projeto aborda educação alimentar e saúde emocional dos professores em Pindamonhangaba

Publicidade

Terceira fase do projeto Escolas Saudáveis orienta sobre a prevenção da obesidade e saúde integral dos educadores 

Cuidar de uma sala de aula já não era uma tarefa fácil, e, agora, o cenário atual da pandemia coloca ainda mais desafios aos profissionais de educação, especialmente aos professores, que são a linha de frente com os alunos. É por tudo isso que a educação alimentar, prevenção da obesidade e saúde emocional são os principais assuntos da terceira etapa do projeto Escolas Saudáveis, executado pela Evoluir, com patrocínio da Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio. Realizado em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação de Pindamonhangaba, o projeto estimula a adoção de práticas alimentares saudáveis e aborda a importância do autocuidado, considerando os aspectos socioemocionais dos educadores. 

Embora o Escolas Saudáveis tenha como foco principal a alimentação saudável dos alunos, este ano ele ganhou novos módulos com diferentes abordagens, justamente para acolher quem sempre acolhe, o professor. O primeiro módulo da formação continuada dos educadores foi voltado para o “Eu comigo mesmo, como me sinto e me vejo”; já o segundo focou no “Eu com o outro, no aspecto relacional”, ambos voltados para as habilidades emocionais. E, agora, a terceira etapa do projeto chegou para abordar a saúde física e educação alimentar, especialmente sobre a prevenção e tratamento da obesidade, com base no Guia da Alimentação Brasileira. 

O encontro virtual com os professores contou com uma roda de conversa e participação especial de uma nutricionista e uma endocrinologista, que levaram exemplos práticos sobre educação alimentar. “A maioria das crianças nunca teve a oportunidade de aprender sobre alimentação saudável. As principais fontes de informações sobre alimentação são as propagandas de TV e as prateleiras de supermercado. Portanto, a educação nutricional, partindo dos professores e dentro de um ambiente confiável como a escola, é fundamental para o aprendizado dos alunos”, avalia a endocrinologista Daniela Andraus Ferrarezi. 

A educação alimentar é um processo de vivência, aprendizado e construção, muito mais do que apenas escolhas e restrições alimentares, segundo a nutricionista Renata Trommer. “Para a saúde integral, é preciso compreender que nossas escolhas e comportamentos alimentares refletem diversos aspectos da vida do ser humano como: contexto cultural, social, crenças, aspectos psíquicos e emocionais. Através desta visão crítica e abrangente, o educador pode conduzir os educandos a uma relação mais saudável, participativa e prazerosa com a alimentação e  fornecer ferramentas para construção não apenas de conceitos, mas de hábitos, percepções e comportamentos mais saudáveis”, ressalta. 

O projeto, que se encerra em novembro, beneficia 63 educadores e gestores da rede pública municipal de ensino de Pindamonhangaba, somando 21 instituições de ensino e impactando diretamente 2.100 crianças, na cidade. Para a professora Estela Fabiana de Abreu, participante do projeto, o encontro abordou um tema considerado de grande importância para a vida. “Alimentação é a base para uma vida saudável. O que comemos reflete no nosso corpo e com isso no nosso desempenho em tudo o que fazemos. É importante comer bem e também fazer uma atividade física para termos qualidade de vida”, conta a educadora.

“A Novelis possui em seu DNA o compromisso social de contribuir para um futuro melhor para as comunidades em que atuamos. Ao promover uma ampla conscientização sobre a importância da alimentação saudável a alunos e educadores, o projeto “Escolas Saudáveis” caminha nessa direção e temos muito orgulho em fazer parte dessa história”, diz Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul.

Sobre o Escolas Saudáveis

Desenvolvido e executado pela Evoluir, desde 2013, no Brasil, o projeto Escolas Saudáveis tem como objetivo despertar a comunidade escolar para a importância de cuidar bem do corpo e da mente, contribuindo para o desenvolvimento integral de todos os participantes ao envolvê-los em projetos que promovem o fortalecimento de hábitos saudáveis na escola, em casa e na comunidade. Para isso, o programa conta com uma etapa de formação dos educadores para que eles possam desenvolver projetos práticos em sala de aula. O projeto está alinhado a nove ODS-agenda 2030 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas). 

Sobre a Novelis Inc.

A Novelis Inc. é líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio. A Empresa opera em 10 países, conta com aproximadamente 11 mil profissionais e receita de US$ 12.3 bilhões, referente ao ano fiscal de 2019. A Novelis fornece chapas e folhas de alumínio premium para os mercados de transportes, embalagens, construção civil e eletrônicos na América do Norte, Europa, Ásia e América do Sul. A Companhia é parte do Grupo Aditya Birla, um conglomerado multinacional sediado em Mumbai, na Índia. Para mais informações, acesse novelis.com e nos acompanhe pelo Facebook, em facebook.com/NovelisInc, e pelo Twitter, em twitter.com/Novelis.

Sobre a Novelis América do Sul

No Brasil, a Novelis possui atividades de laminação em Pindamonhangaba e Santo André/SP. A operação local envolve cerca de 1.500 profissionais e alcançou receita de R$ 7,6 bilhões no último ano fiscal. A fábrica de Pindamonhangaba foi inaugurada em 1977 e conta com cerca de 1.100 profissionais. A unidade é considerada um dos maiores complexos de laminação e reciclagem de alumínio do mundo. A Novelis mantém 14 centros de coleta de sucata espalhados pelo País.

Sobre a Evoluir

A Evoluir é uma empresa educacional com um forte propósito social. Com mais de 20 anos de experiência, é especialista no desenho e execução de projetos em educação, cultura e meio ambiente. Assessora organizações públicas e privadas nos seus investimentos sociais, de forma segura e eficiente. Atua em todas as regiões do Brasil por meio de investimento direto, editais e leis de incentivo nos âmbitos federal, estadual e municipal. Conta com quatro áreas de negócios – Projetos Educacionais, Formação Continuada, Eventos Educacionais e Editora Evoluir – que já beneficiaram mais de 500 mil pessoas por meio de parcerias com o poder público e iniciativa privada.

Saiba mais: www.evoluir.com.br 


Publicidade