Início Pindamonhangaba Pindamonhangaba perde artista Marcelo Denny da Cia Teatral “Cade Otelo?”

Pindamonhangaba perde artista Marcelo Denny da Cia Teatral “Cade Otelo?”

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa

Pindamonhangaba perdeu na manhã desta segunda-feira (31), um grande artista que marcou época na vida cultural da cidade. Faleceu na capital paulista, Marcelo Denny Leite, que foi diretor teatral, cenógrafo, professor, artista plástico, performer, pesquisador, curador e diretor de arte, com mestrado e doutorado em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).

Denny lecionava há vários anos na USP, onde era professor doutor na graduação (disciplinas de Cenografia, Maquiagem & Caracterização e Práticas Performativas entre outras). Também foi professor no PPGAC – Programa de Pós Graduação da ECA da USP- Universidade de São Paulo e um dos fundadores e diretores do Laboratório de Práticas Performativas da ECA – USP.

Publicidade

Filho do conhecido locutor esportivo Alarico Correa Leite e neto do também artista Alarico Leite, em Pinda, Marcelo Denny ficou conhecido pelo espetáculo “A Barca do Inferno”, que sua direção e produção de Alberto Santiago para a Cia Teatral “Cadê Otelo?”. A peça representou um marco no teatro local e revolucionou a cultura na década de 90, ao utilizar o bondinho da Estrada de Ferro Campos do Jordão, que levava o público até a ruína de uma olaria centenária, na zona rural da cidade, que ficava toda tomada pela encenação. O espetáculo esteve em cartaz durante quase cinco anos e foi vencedor de mais de 40 prêmios em todo o país.

Em entrevista ao jornal Tribuna do Norte, 07 de novembro de 2014, Marcelo Denny lembrou que “foi a barca que me levou para outros cenários, outras escolas, me fez ter mais sede de conhecimento e conhecer pessoas e continuar meus estudos na área. Depois da epopeia da “a barca” fui estudar em São Paulo, onde fiz mestrado e doutorado em artes cênicas e não parei mais”.

De acordo com informações preliminares, Marcelo Denny morreu após sofrer um infarto. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.

✏️ 📝 Bônus: ALFABETO CURSIVO – PEQUENAS LEITURAS – ATIVIDADES INTERATIVAS 📝✏️