Início Pindamonhangaba Pinda registra a menor taxa de letalidade da Covid-19 na região

Pinda registra a menor taxa de letalidade da Covid-19 na região

Divulgação/Assessoria de Imprensa
Publicidade

Pindamonhangaba é a primeira entre as grandes e médias cidades do Vale do Paraíba com o menor índice de letalidade da Covid-19, segundo a comparação dos boletins emitidos pelas secretarias de Saúde das prefeituras. O levantamento foi baseado nos índices registrados de março até o dia 18 de agosto.

🧠💡Agir com equilíbrio é agir com INTELIGÊNCIA EMOCIONAL💡🧠

A cidade tem 29 óbitos registrados pela doença e 1.469 confirmações, registrand uma letalidade de 2%. No Estado de São Paulo, no mesmo período, o percentual é de 3,8% na média nacional o índice é de 3,2% e na média mundal o índice está em 3,5%

A Prefeitura de Pindamonhangaba aponta que diversas medidas contribuíram para o cenário favorável ao combate à Covid-19 como os protocolos realizados para a testagem em todos os pacientes com sintomas, internação precoce de casos com sinais de agravamento, o que vem antecipando as ações de assistência de enfrentamento à doença, aliado à implantação de hospital de Campanha na unidade do Cidade Nova.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde, desde o início da pandemia até o dia 18 de agosto, a cidade realizou aproximadamente 6 mil testes somente na rede pública, o que representa uma quantidade significativa para controlar melhor a propagação do vírus.

Todos os servidores da linha de frente ao enfrentamento foram testados. A cidade tem hoje uma rede de saúde pública com 15 leitos UTI e 40 leitos intermediários, e tem ainda uma previsão de fechar os seis meses de pandemia com a realização de 16 mil testes, tendo em vista a recente doação de 10 mil testes da iniciativa privada.

A ação mais recente foi a aquisição de dois cateteres nasais de alto fluxo para atender pacientes Covid na Santa Casa de Misericórdia, oferecendo tecnologia de ponta em assistência ventilatória aos pacientes internados.

Além do baixo índice de letalidade, a cidade também tem uma das melhores taxas de recuperação de pacientes positivados, com índice de 63%. Dos 1.469 casos confirmados, desde 06 de abril quando a cidade positivou o primeiro morador, atualmente 936 já estão recuperados.

Ações realizadas para o enfrentamento da Covid-19
• Pioneirismo na criação do Comite de Enfrentamento a Covid-19.
• Criação do 0800 para orientação correta sobre como proceder em caso de sintomas de Covid e o serviço de telemedicina, que permite a realização de consultas por telefone com especialistas.
• Transformação de uma das UPAs da cidade como centro de referência de Coronavírus, com equipes especializadas para as pessoas com sintomas – Hospital de Campanha do Cidade Nova.
• Acompanhamento epidemiológico em que é feito o mapeamento dos pontos críticos e acompanhamento dos pacientes com monitoramento telefônico.
• Doação do Kit de medicamento fornecido aos pacientes sintomáticos que procuram atendimento nos gripários.
• Ações de fiscalização baseados nos protocolos sanitários através de Força Tarefa, formada por representantes da GCM, Vigilância Sanitária, Fiscalização e Polícia Militar nos bairros, comércios e empresas, através de denúncias feitas pelo telefone 153.

Divulgação de boletins diários da doença e do mapeamento dos casos para informação da população sobre a situação epidemiológica do município e apoio da sociedade civil.


Publicidade