Início Variedades Dia do Estudante: programa Caminhos para a Cidadania leva ensinamentos sobre segurança...

Dia do Estudante: programa Caminhos para a Cidadania leva ensinamentos sobre segurança no trânsito, cidadania e mobilidade

Publicidade

Com realização do Instituto CCR e apoio da CCR NovaDutra, o programa ajuda a formar jovens conscientes

No dia 11 de agosto é comemorado o Dia do Estudante. Nesta data, principalmente em que os alunos estão realizando as atividades da escola em casa, o programa Caminhos para a Cidadania, do Instituto CCR e apoio da CCR NovaDutra, reforça o seu compromisso com a educação e leva para os estudantes dos 4º e 5º anos da rede pública de ensino ensinamentos sobre segurança no trânsito, cidadania e mobilidade.

Atividades
Com a restrição da ida das crianças às escolas, os professores podem acessar as sugestões de atividades remotamente e utilizar brincadeiras lúdicas para manter as mentes dos pequenos ativas. As atividades e conteúdos podem ser acessados por meio do site www.caminhosparaacidadania.com.br. Nele, estão disponíveis brincadeiras, jogos e sugestões de filmes direcionados para as crianças que, além de divertir, ensinam. Recentemente, foi lançado um novo game educativo para mostrar às crianças cuidados necessários no trânsito e atitudes de cidadania. Pela primeira vez, o Responsa, mascote oficial de campanhas de segurança no trânsito do Grupo CCR, vai ao mundo virtual para se unir ao Lucas e à Luiza, personagens do Caminhos para a Cidadania, e combater as Más Ideias. Elas representam atitudes erradas no trânsito, como uso indevido do smartphone, veículos sem segurança, preguiça, sono, direção perigosa e união de bebida alcoólica e direção.

Para Ariane Teles, Agente de Sustentabilidade do Instituto CCR e coordenadora da iniciativa, o programa contribui para a formação dos jovens estudantes e fomenta temas de segurança e respeito no trânsito, por meio de diversas atividades e brincadeiras. “O Programa Caminhos para a Cidadania, do Instituto CCR e apoio da CCR NovaDutra, tem a proposta de contribuir para uma comunidade mais consciente, preservando vidas e formando jovens cidadãos mais conscientes. São temas que destacam a importância da segurança e do respeito no trânsito”, ressalta Ariane Teles.

Os materiais do programa Caminhos para a Cidadania estão alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, com a mudança na rotina, durante esse período de restrição, alguns conteúdos estão disponíveis no site do programa.

O Caminhos para a Cidadania
O programa é uma ação socioeducacional para alunos dos 4º e 5º anos da rede pública de ensino que leva os temas segurança no trânsito, cidadania e mobilidade urbana às escolas. Em 2019, o Caminhos para a Cidadania iniciou o uso de uma plataforma para a realização do curso livre EAD a professores, coordenadores municipais e pedagógicos. Em 2020, o programa tornou-se totalmente digital, inclusive para os alunos, mas, devido a pandemia, o cronograma sofreu alterações. Além dos conteúdos voltados aos municípios adeptos ao programa, o site conta com várias outras atividades, jogos e dicas disponíveis ao público geral. Na via Dutra, o programa é realizado pelo Instituto CCR e tem o apoio da CCR NovaDutra.


Publicidade