Com realização do Instituto CCR e apoio da CCR NovaDutra, o programa ajuda a formar jovens conscientes
No dia 11 de agosto é comemorado o Dia do Estudante. Nesta data, principalmente em que os alunos estão realizando as atividades da escola em casa, o programa Caminhos para a Cidadania, do Instituto CCR e apoio da CCR NovaDutra, reforça o seu compromisso com a educação e leva para os estudantes dos 4º e 5º anos da rede pública de ensino ensinamentos sobre segurança no trânsito, cidadania e mobilidade.
Atividades
Com a restrição da ida das crianças às escolas, os professores podem acessar as sugestões de atividades remotamente e utilizar brincadeiras lúdicas para manter as mentes dos pequenos ativas. As atividades e conteúdos podem ser acessados por meio do site www.caminhosparaacidadania.com.br. Nele, estão disponíveis brincadeiras, jogos e sugestões de filmes direcionados para as crianças que, além de divertir, ensinam. Recentemente, foi lançado um novo game educativo para mostrar às crianças cuidados necessários no trânsito e atitudes de cidadania. Pela primeira vez, o Responsa, mascote oficial de campanhas de segurança no trânsito do Grupo CCR, vai ao mundo virtual para se unir ao Lucas e à Luiza, personagens do Caminhos para a Cidadania, e combater as Más Ideias. Elas representam atitudes erradas no trânsito, como uso indevido do smartphone, veículos sem segurança, preguiça, sono, direção perigosa e união de bebida alcoólica e direção.
Para Ariane Teles, Agente de Sustentabilidade do Instituto CCR e coordenadora da iniciativa, o programa contribui para a formação dos jovens estudantes e fomenta temas de segurança e respeito no trânsito, por meio de diversas atividades e brincadeiras. “O Programa Caminhos para a Cidadania, do Instituto CCR e apoio da CCR NovaDutra, tem a proposta de contribuir para uma comunidade mais consciente, preservando vidas e formando jovens cidadãos mais conscientes. São temas que destacam a importância da segurança e do respeito no trânsito”, ressalta Ariane Teles.
Os materiais do programa Caminhos para a Cidadania estão alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, com a mudança na rotina, durante esse período de restrição, alguns conteúdos estão disponíveis no site do programa.
O Caminhos para a Cidadania
O programa é uma ação socioeducacional para alunos dos 4º e 5º anos da rede pública de ensino que leva os temas segurança no trânsito, cidadania e mobilidade urbana às escolas. Em 2019, o Caminhos para a Cidadania iniciou o uso de uma plataforma para a realização do curso livre EAD a professores, coordenadores municipais e pedagógicos. Em 2020, o programa tornou-se totalmente digital, inclusive para os alunos, mas, devido a pandemia, o cronograma sofreu alterações. Além dos conteúdos voltados aos municípios adeptos ao programa, o site conta com várias outras atividades, jogos e dicas disponíveis ao público geral. Na via Dutra, o programa é realizado pelo Instituto CCR e tem o apoio da CCR NovaDutra.
- Luizinho Souza: Músico renomado inaugura estúdio em Campinas
- Croissant & Cia reinaugura loja de fábrica em Indaiatuba em novo endereço
- Motivos pelos quais o Tigre Sortudo superará o Fortune Tiger
- GatasGyn é confiável para acompanhantes em Goiânia?
- Nova era da otimização: o que muda com o avanço do Generative Engine Optimization?
- 7 benefícios de usar acidificante capilar
- Hotel de Sumaré oferece vagas de emprego para diversos setores
- Arrecadação das apostas atinge R$5,62 bilhões até agosto de 2025: novo imposto de 18% deve elevar receita
- São José dos Campos movimenta R$ 4,33 bilhões no 1º semestre de 2025; VGV sobe 17%
- Sofia Brasil lança a irreverente “Casa, beija, mata”
- Música “Desejo incansável” Impulsiona Micarla ao sucesso e a consolida como voz marcante do sertanejo
- Dany & Diego realizam dois shows no interior paulista
- Alok, Péricles, Simone Mendes e Bruna Karla são atrações confirmadas na Orquídea Fest Poá 2025
- 38ª Festa do Peão de Extrema anuncia shows inéditos e entrada solidária em todos os dias do evento
- Como conexões estratégicas podem acelerar investimentos imobiliários no Brasil?