Início São Paulo Vale do Paraíba recebe mais 15 respiradores do Governo do Estado

Vale do Paraíba recebe mais 15 respiradores do Governo do Estado

Equipamentos permitem ampliação de leitos de UTI para casos graves de COVID-19 em serviços de saúde localizados em 24 cidades

O Governo do Estado distribui, nesta semana, mais 100 respiradores para 24 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo, incluindo a capital. Os novos equipamentos permitem a abertura de novos leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) e, assim, garantem atendimento aos casos graves provocados pelo novo coronavírus.

“Nós estamos distribuindo mais 100 novos respiradores para todo o interior, chegando a 13 regiões do estado. Um montante significativo que pode elevar a capacidade hospitalar de São Paulo a níveis muito contundentes ao longo deste processo de pandemia e atender toda a população paulista,” anunciou, em coletiva, o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

Publicidade

Na capital, serão destinado 30 equipamentos, distribuídos em diversos serviços: Instituto de Infectologia Emílio Ribas (1), Conjunto Hospitalar do Mandaqui (4), Hospital Geral de São Mateus (3), para o Hospital Geral de Guaianases (3), Hospital Geral de Taipas (2), Hospital Geral de Vila Penteado (3), Hospital Geral de Vila Nova Cachoeirinha (2), Hospital Ipiranga (4), Hospital de Heliópolis (4) e Hospital Regional Sul (4).

Ainda na Grande São Paulo, serão enviados mais oito ventiladores, sendo 2 para o Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos, 3 para o Hospital Ferraz de Vasconcelos e 3 para o Hospital Regional de Osasco.

Outras regiões

Já a região da Baixada Santista receberá três respiradores direcionados ao Hospital Guilherme Álvaro, localizado no município de Santos. A Santa Casa de Misericórdia de Mogi Mirim, na região de São João da Boa Vista, receberá 4 equipamentos, e um vai para o Hospital Fornecedores de Cana, na região de Piracicaba.

Na região de Ribeirão Preto serão destinados 3 equipamentos para o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão. À região de Franca, serão enviados 3 respiradores ao Pronto Socorro de Miguelópolis, em Miguelópolis.

Na região de Barretos serão destinados 3 respiradores para a Santa Casa de Colina, na cidade homônima. Já para a região de São José do Rio Preto serão destinados seis respiradores, sendo 1 para o Centro de Saúde Novais, 1 para a Santa Casa de Ibirá, 1 para o Centro de Saúde Bálsamo, 2 para a UPA de Jales e 1 para a Santa Casa de Populina, em seus respectivos municípios.

Mais 3 ventiladores vão para a Santa Casa de Piedade, na região de Sorocaba. Também no interior, a região de Bauru contará com reforço de 5 respiradores: 3 para a Pronto Socorro de Pirajuí e 2 para o Hospital Geral Prefeito Miguel Martin Gualda de Promissão. Outros 3 vão para o Hospital Regional de Assis, na região de Marília.

O Hospital Estadual de Mirandópolis, na região de Araçatuba, receberá 2 respiradores. E, para a região de Presidente Prudente serão 11 equipamentos, todos direcionados à Santa Casa de Presidente Epitácio.

Vale do Paraíba

A região do Vale do Paraíba receberá mais 15 equipamentos, sendo 5 para o Hospital Municipal Universitário de Taubaté e 5 para o Hospital de Campanha de Taubaté, ambos no município; além de 1 para a Prefeitura de Pindamonhangaba e 4 para Hospital Municipal de Queluz.

“Distribuímos mais de 3,4 mil respiradores, auxiliando na expansão dos leitos de UTI do SUS [Sistema Único de Saúde] em São Paulo”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn.

A distribuição é técnica e feita para locais com maior demanda de internações por COVID-19 e estrutura para novos leitos, permitindo ampliação da capacidade de atendimento da rede pública de saúde. Para enfrentamento à pandemia, o estado de São Paulo dobrou o número de leitos de terapia intensiva no SUS, ultrapassando 8,1 mil leitos do tipo.


Publicidade