Os trabalhadores da fábrica Novelis, em Pindamonhangaba, fizeram mais uma paralisação nesta quinta-feira, dia 6, contra a redução da PLR (Participação nos Lucros e Resultados). Esse foi o terceiro protesto pelo mesmo motivo.
Outras paralisações ocorreram no dia 29 e também na noite de sexta-feira, dia 31. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, em maio a empresa apresentou um cenário de queda brusca na produção, inclusive com possibilidade de demissões e assim decidiu cortar metade da PLR, mas no mês seguinte a produção já retornou ao normal.
De acordo com o presidente do sindicato, André Oliveira, este mês a fábrica irá atingir o chamado “Over Perfomance”.
“É quando a produção supera a expectativa mais alta. A previsão era atingir o pico de 51 mil toneladas de alumínio, e agora já se sabe que vai chegar em 52, e a previsão é de produção cheia até março do ano que vem. As paralisações estão tendo adesão total e o sindicato vai insistir nisso conforme a vontade do trabalhador”, disse.
Segundo ele, a empresa ainda não aceitou abrir negociação sobre a PLR.
No último relatório financeiro da empresa, o Ebitda (Lucros antes de juros e impostos) da Novelis bateu recorde de $ 383 milhões de dólares no trimestre, com alta de 7% sobre o ano anterior.
A fábrica também é a que tem mais casos de funcionários com Covid-19, com 35 trabalhadores. A Novelis atua no ramo do alumínio e emprega atualmente 1.300 pessoas em Pinda.
Posicionamento da Novelis
A Novelis informa que houve uma manifestação do Sindicato dos Metalúrgicos durante a entrada dos profissionais que compõem o turno das 7h, nesta quinta-feira, 6 de agosto. Esta ação não impactou as operações da empresa.
Desde o início da pandemia, a Novelis tem adotado rigorosas medidas preventivas para preservar a saúde e segurança de seus profissionais e, ao mesmo tempo, garantir o abastecimento de produtos essenciais para as indústrias de alimentos, medicamentos e de higiene pessoal.
Entre as medidas adotadas destacamos: aferição de temperatura, uso obrigatório de máscaras, campanhas de conscientização, sanitização profissional, adequação da estrutura física dos restaurantes e aumento do número de ônibus oferecidos pela empresa.
A pandemia trouxe impacto para a atividade econômica no Brasil e no mundo e tivemos que nos ajustar a essa nova realidade. Diante das medidas autorizadas pelo Governo Federal, como redução salarial, suspensão temporária do contrato de trabalho, redução proporcional da jornada e de salários, a empresa optou por manter todos os postos de trabalho e sem redução de salários.
Entretanto, para evitar redução do quadro de funcionários, a empresa precisou adotar uma série de medidas para redução de custos e manutenção da competitividade do negócio, como congelamento de novas contratações e de serviços de terceiros não essenciais, bem como redução do bônus dos executivos e PPR de seus profissionais.
A Novelis reitera seu compromisso com seus profissionais e com a sociedade. Nesse sentido, vem apoiando a Secretaria de Saúde e de Assistência Social de Pindamonhangaba para superar este difícil momento.
A empresa respeita as atividades desenvolvidas pelos sindicatos de classe, prezando o diálogo transparente entre as partes.
- Homem é preso após tentar matar mulher a golpes de tesoura em São José
- Golpe da Maquininha: Idoso paga R$ 7,5 mil por duas bandejas de morango; dupla acaba presa em São Sebastião
- Crianças são encontradas em carro roubado após perseguição com droga e arma em São José dos Campos
- Defesa Civil e Bombeiros evitam tragédia em incêndio que quase atinge casas em Pindamonhangaba
- Taubaté: Dupla é capturada pela PM após série de roubos de motos com arma falsa
- Homem que mutilou cavalo teme ser executado por “tribunal do crime” em Bananal
- Polícia prende traficante com grande quantidade de drogas em Caçapava
- Homem com mandado de prisão é flagrado com drogas em residência no Pq. Ipanema
- Perseguição Policial Termina em Batida com Quatro Veículos e Apreensão de Droga em São José
- Jovem que mutilou cavalo em Bananal se defende: “Não sou um monstro’”
- Câmeras flagraram suspeito e frustraram furto em posto de saúde de Pindamonhangaba
- Homem é preso após provocar incêndio às margens da estrada do Itapecerica em Taubaté
- Justiça decreta prisão, mas acusado de matar Sarah foge e está foragido
- Pneu estoura durante pouso e causa pânico em aeroporto de Ubatuba
- Briga entre alunas em escola estadual de São José termina em ataque a faca