Novo coronavírus já infectou mais de 2,8 milhões de brasileiros
O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros; o diretor do Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis, Eduardo Macário; a diretora substituta do Departamento de Articulação Estratégica de Vigilância em Saúde, Greice Madeleine do Carmo; participaram de entrevista online nesta quarta (5) e atualizam informações sobre o cenário epidemiológico da covid-19.
Veja na íntegra
De acordo o boletim divulgado pelo ministério ontem (4), desde o início da pandemia, 2.801.921 de brasileiros contraíram o novo coronavírus, 1.970.767 pessoas se recuperaram, 95.819 morreram e 735.335 pacientes estão em acompanhamento.
Secretário adianta pontos da estratégia de vacinação para covid-19
O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Correia, adiantou nesta quarta-feira (5) a preparação está sendo feita para a estratégia nacional de imunização de brasileiros quando a vacina contra a covid-19 estiver disponível no país. O assunto foi discutido na Comissão Externa da Câmara dos Deputados destinada a acompanhar o enfrentamento à pandemia.
Segundo Correia, está sendo feito o mesmo cálculo usado para a vacina contra influenza, cerca de 100 milhões de doses no país. O secretário disse que, tendo em vista as taxas de letalidade desse grupo, idosos e pessoas com comorbidades, como cardiopatia e obesidade, estarão entre os primeiros a receber a vacina. Também estarão no grupo prioritário os profissionais de saúde.
Mais cinco centros no Brasil iniciam testes com vacina chinesa
Mais cinco centros de pesquisa do país vão dar início ainda esta semana a testes com a vacina chinesa CoronaVac, da farmacêutica Sinovac, desenvolvida em parceria com o Instituto Butantan.
Os testes com a CoronaVac serão realizados em nove mil voluntários. Apenas profissionais da saúde que ainda não tiveram a doença e que atuam com pacientes com a covid-19 poderão participar dos testes. Para atender aos critérios, esses profissionais da saúde não poderão ter outras doenças e nem estarem em fase de testes para outras vacinas. As voluntárias mulheres também não poderão estar grávidas.
Universidade de Brasília e HUB iniciam teste de vacina contra covid-19
Começa a ser testada hoje (5) pela Universidade de Brasília (UnB) e pelo Hospital Universitário de Brasília (HUB) a vacina contra o novo coronavírus (covid-19), desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac Biotech.
Os primeiros que vão participar do estudo-teste são cinco profissionais da saúde que atuam no atendimento de infectados, mas não tiveram ainda a doença.
A vacina que eles receberão é inativada e será aplicada em duas doses, com intervalo de 14 dias. De acordo com a UnB e o HUB, os resultados apresentados na Fase 2 de desenvolvimento “foram considerados promissores e demonstraram a produção de anticorpos neutralizantes em 90% dos participantes que receberam a imunização”.
O HUB é um dos 12 centros no Brasil que participam da Fase 3 do ensaio clínico nacional, coordenado pelo Instituto Butantan, de São Paulo, e autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
- Vacinas contra Covid-19 acabam de chegar em Pindamonhangaba
- Profissionais de saúde recebem primeiras doses da vacina em São José dos Campos
- Taubaté segue com 100% de ocupação pelo 6º dia consecutivo
- São José dos Campos tem 33.892 casos de covid, com 29.975 recuperados e 646 óbitos
- Joe Biden toma posse como 46º presidente dos Estados Unidos
- Vacina Coronavac chega em Taubaté
- Pinda inicia vacinação contra Covid-19 na quinta-feira
- Pinda apresenta 2 óbitos, 86 casos novos e 131 recuperados de Covid-19
- Prefeitura de Pinda abre 18 vagas para bolsas de estudo universitário
- Joe Biden toma posse como presidente dos EUA em evento virtual
- Técnica de Enfermagem comemora aniversário como primeira vacinada em São José dos Campos
- Governo lança campanha publicitária de vacinação contra Covid-19
- “Cerco de Jericó” ganha livro publicado pela Angelus Editora
- Incidência de pedras nos rins aumenta 30% no verão, alertam médicos
- Prefeitura de Ubatuba adota medidas para restringir aglomerações durante a fase laranja