Inovação do governo rastreará apenas quem quiser se declarar positivo
O Ministério da Saúde lança nesta sexta-feira (30) uma atualização para o aplicativo Coronavírus SUS que poderá rastrear e alertar sobre a proximidade e o contato com pessoas infectadas pela covid-19.
A tecnologia, chamada API Exposure Notification, já é usada em outros países, como Alemanha, Itália e Uruguai, e só será ativada caso o usuário habilite a função “notificação de exposição” nas configurações do aplicativo.
Segundo nota divulgada pelo Ministério da Saúde, pessoas que estiverem geolocalizadas em um perímetro próximo de outras pessoas que informaram estar infectadas pelo novo coronavírus receberão um alerta. O sistema não identifica o doente, apenas avisa da proximidade de alguém que, voluntariamente, informou estar com diagnóstico positivo para a doença nos últimos 14 dias.
Para se cadastrar como doente, o usuário deve validar o exame com o diagnóstico positivo. Segundo o boletim do ministério, “a técnica será uma parte essencial da transição para a vida cotidiana e, ao mesmo tempo, gerencia o risco de novos surtos.”
O Ministério da Saúde informa que cerca de 10 milhões de brasileiros possuem o aplicativo instalado nos celulares, e espera que haja um aumento no uso de 30% após a implementação da novidade.
O aplicativo Coronavírus – SUS está disponível para as plataformas Android – na Google Play e para iOS, na App Store.
- Acompanhe a Romaria Virtual do Terço das Mulheres sem sair de casa
- Rock in Rio é adiado para setembro de 2022
- Comércio da região pode perder até R$ 16,5 milhões por dia com as novas restrições
- Obra interdita pistas da rotatória do gás no fim de semana em São José dos Campos
- Postos do Poupatempo fecham temporariamente a partir deste sábado (6/03)
- Como os depoimentos de clientes podem ajudar no sucesso da sua empresa
- Primeira dose para idosos com 77 anos ou mais será no sábado em São José dos Campos
- Prefeitura de Ubatuba informa o que abre e fecha durante a fase vermelha
- Qualifica abre mais 3.600 vagas para cursos de capacitação em São José dos Campos
- Em Pinda, segunda dose da Coronavac deve ser aplicada de 14 a 28 dias após a primeira
- Fundhas abre inscrições para o programa ‘Primeira Chance’ em São José dos Campos
- Santuário Nacional: o maior centro de peregrinação da América Latina
- Taubaté volta à fase vermelha após determinação do governo do Estado
- Criança de 4 dias e outra de 9 meses testam positivo para Covid-19 em Taubaté
- PAT de Caraguatatuba está com 100 vagas abertas