Numa intensa luta de mais de 4 meses contra a covid-19, os profissionais de saúde de São José dos Campos comemoram cada alta de paciente ou confirmação de que alguém em isolamento domiciliar está livre da doença provocada pelo novo coronavírus. Conforme o boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (30), já estão recuperados 3.568 moradores, o que corresponde a 52,75% do total acumulado de casos.
Das 6.763 pessoas com exames positivos na cidade, 2.905 se recuperam em casa (42,95%), monitoradas pelas equipes de saúde, e 90 estão internadas (1,33%), sendo 56 na UTI e 34 na enfermaria. Houve 200 óbitos (2,95%) até essa atualização.
Tanto a rede pública como particular estão conseguindo atender os pacientes com sintomas, positivos ou suspeitos, que precisam ser hospitalizados. As taxas de ocupação de leitos exclusivos para covid são de 80,5% na UTI e 66,5% na enfermaria. No Hospital Municipal, esses índices são, respectivamente, 73,8% e 67,5%.
Altas passam de 500
Desde o início da pandemia, o Hospital Municipal concedeu 550 altas. Mantida pela Prefeitura e gerenciada pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), a unidade atende os pacientes da rede pública.
A felicidade pela alta de um familiar é comovente. Alegria que leva às lágrimas na hora do reencontro. Assim foi o momento em que Maria de Fátima (filha) e Letícia (neta) puderam rever dona Aparecida Leme Turíbio, que completa 77 anos em agosto.
“Este é o melhor presente para ela”, disse Maria de Fátima, emocionada em poder abraçar a mãe novamente após 10 dias de internação. “Quando o hospital ligou, eu já queria vir buscar na hora. Agradeço de coração esses anjos, que são os funcionários e cuidaram tão bem dela.”
Prevenção e enfrentamento
Com estratégia e gestão eficiente dos recursos, a Prefeitura vem tomando as medidas necessárias para proteger a população, principalmente os grupos mais vulneráveis ao contágio.
Entre as principais ações empreendidas, estão a construção do Hospital de Retaguarda e a criação de alas para atendimento de covid no Hospital Municipal, que resultaram na disponibilização de 160 leitos exclusivos para pessoas com exames positivos ou suspeitos de ter a doença respiratória.
Na outra ponta, as unidades de pronto atendimento (UPA) estão fazendo testagem em todos os pacientes com síndrome gripal e profissionais de saúde com sintomas.
- Rapaz é morto a tiros no distrito de Moreira César em Pindamonhangaba
- Bandidos trocam tiros com GCM durante tentativa de assalto em Taubaté
- Teste rápido de antígeno agiliza resultados de covid em São José dos Campos
- Veja quais são os serviços que podem funcionar na fase vermelha em Taubaté
- Adolescente é morto pelo primo com tiro na cabeça em São José dos Campos
- São José dos Campos recebe 8.400 doses da vacina da Fiocruz
- Prefeitura de São José dos Campos impede e dispersa 4 fluxos e festas com aglomerações
- Pindamonhangaba ultrapassa os 1.000 vacinados contra covid-19
- Taubaté registra 121 novos casos de coronavírus e taxa de ocupação na UTI permanece em 100%
- São José dos Campos totaliza 35.697 casos de covid e registra 16 óbitos desde sábado, dia 23
- Pinda bate o recorde com 180 positivos para covid-19; UTI pública chega a 100% de ocupação
- Abordagem de saúde muda a vida de pessoas em situação de rua em São José dos Campos
- Avenida Tancredo Neves terá interdição parcial nesta terça-feira em São José dos Campos
- São Paulo inaugura memorial em homenagem às vítimas da covid-19
- Postos do Poupatempo de cidades que passaram para Fase Vermelha do Plano São Paulo ficam fechados a partir desta segunda-feira (25)