Sistema eletrônico valerá para todo o período de pandemia de covid-19
Os mais de 218 mil detentos do sistema penitenciário paulista já podem receber visitas dos parentes por meio virtual. O secretário de Administração Penitenciária, Nivaldo Cesar Restivo, informou que a visita virtual valerá para o período da pandemia do novo coronavírus e não vai substituir as visitas presenciais – que estão suspensas neste momento de crise. As visitas virtuais começaram neste sábado (25).
De acordo com o governo do estado de São Paulo, o projeto Visita Virtual prevê a realização de 23,8 mil visitas por fim de semana e tem potencial para chegar até 58 mil. Para que isso ocorra, o parente do detento, que já deve estar cadastrado para as visitas presenciais, terá que marcar as visitas virtuais no site da Secretaria de Administração Penitenciária.
“Pode ser mensagem eletrônica, ou pode ser visita virtual. Se for visita virtual, clica em visita virtual e preenche um formulário. Deixando claro que só as pessoas cadastradas no rol de visitas daquele preso, só a elas será possível fazer o cadastramento. Essas pessoas colocarão seu nome e a matrícula do preso. Faremos a checagem com nosso banco de dados e, estando tudo certo, elas receberão um link com o horário em que deverão se conectar para fazer a visita virtual à pessoa privada de liberdade”, explicou o secretário.
Por causa da pandemia, as medidas restritivas no estado de São Paulo incluem a proibição de visita presencial no sistema penitenciário desde o dia 20 de março. O uso da tecnologia,no entanto, permitirá o cumprimento da legislação para manutenção dos laços sociais e familiares, de maneira emergencial e temporária, disse Nivaldo Restivo.
A visita virtual tornou-se possível com a instalação do sistema de videoconferência nas 176 unidades prisionais da Secretaria da Administração Penitenciária. Segundo o governo paulista, esse sistema permitirá ainda a realização de audiências judiciais online e contato online com oficiais de Justiça, advogados e defensores públicos, principalmente no período da pandemia de covid-19.
A medida também evita a suspensão, ainda que temporária, de processos e outros procedimentos jurídicos.
- Santuário divulga tema da Novena e Festa da Padroeira de 2021
- Bolsonaro assina decreto que regulamenta programa Casa Verde e Amarela
- Prefeitura de Taubaté alerta para falso cadastro da cesta básica
- Teste rápido ajuda jovens a descobrirem qual área de TI mais combina com eles
- Campeã de Free Fire, SS e-Sports anuncia quatro reforços para a temporada
- Canil da GCM ajuda PM em novo flagrante de tráfico de drogas no Araretama em Pinda
- Taubaté confirma 167 novos casos de covid-19 e atinge 100% de ocupação dos leitos de UTI
- São José dos Campos tem 31.370 casos de covid, com 27.543 recuperados e 618 óbitos
- Avião que buscará vacinas na Índia parte amanhã à noite do Recife
- Pinda chega a 93% de ocupação de leitos de UTI, confirma 79 novos casos e 60 recuperados de covid-19
- Estradas rurais recebem serviços de urgência em Pindamonhangaba
- Foragidos da justiça são capturados pela Força Tática em Pindamonhangaba
- Resultado da avaliação psicológica do concurso da GCM deve sair no fim de janeiro em Caraguatatuba
- Segurança de São José dos Campos lidera ranking e tem aprovação de 77%
- Caraguatatuba permanece na Fase Amarela do Plano SP com restrições de horário e capacidade