Início Variedades Vinho pode trazer diferentes benefícios também para a saúde

Vinho pode trazer diferentes benefícios também para a saúde

Foto: Pixabay/Divulgação
Publicidade

Para muitos, beber vinho está ligado a razões que envolvem relaxamento e sociabilidade. É fato que uma taça de vinho melhora o humor, ajuda a relaxar depois de uma jornada cansativa no trabalho e, até mesmo, a dormir melhor. Além disso, esse efeito relaxante do vinho, quando compartilhado com amigos, envolve e intensifica a interação entre as pessoas. Mas os benefícios do vinho vão muito além.

Não é novidade que o vinho tinto, bebido com moderação, traz benefícios à saúde. Diversos pesquisadores estudam o vinho, especialmente vinho tinto, devido aos seus possíveis benefícios à saúde de quem o aprecia.

O vinho tinto faz parte de eventos sociais, religiosos e culturais há centenas de anos. Os mosteiros medievais acreditavam que seus monges viviam mais tempo, em parte, por causa de seu consumo regular e moderado de vinho. Nos últimos anos, a ciência indicou que poderia haver uma verdade por trás dessas alegações. De acordo com um estudo publicado na revista Nature em 2018, embora não haja recomendações oficiais sobre os benefícios, beber vinho tinto com moderação interfere positivamente em doenças do coração, diabetes, e alguns tipos de câncer.

Qual a explicação por trás dos benefícios?

O vinho tinto possui efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e reguladores de lipídios, que são os principais efeitos que conferem a essa bebida os seus famosos benefícios. Além do mais, por ser produzido a partir de uvas escuras trituradas, o vinho tinto é uma fonte relativamente rica de resveratrol, um antioxidante natural presente nas cascas das uvas. Esses antioxidantes reduzem o estresse oxidativo no corpo, que é um fenômeno ligado com muitas doenças, incluindo câncer e doenças cardíacas.

O hábito de beber vinho tinto, portanto, possui benefícios teóricos indiscutíveis devido a seus potenciais protetores do estresse oxidativo. Para os bons apreciadores da bebida, uma celebração em família, aquele jantar especial a dois, assistir um filme ou, até mesmo, aventurar-se em jogos de cassino online, são situações que podem ser muito bem acompanhadas com uma boa taça da bebida. De fato, diferentes pesquisas publicadas em vários lugares do mundo mostram os benefícios do vinho.

Alguns benefícios mais importantes

Recentemente, uma revisão publicada na revista Molecules relatou que o consumo de vinho tinto está relacionado a um menor risco de doença cardíaca coronariana, que é a uma das principais causas de morte e comorbidades no Brasil e no mundo. Dessa forma, os autores concluíram que o vinho tinto pode ter efeitos cardioprotetores.

No entanto, a American Heart Association (AHA) diz que esses estudos não mostram relações de causa e efeito. Outros fatores podem desempenhar um papel. Por exemplo, pessoas que bebem vinho tinto com moderação também podem seguir um estilo de vida mais saudável ou uma dieta mediterrânea.

Outras linhas de pesquisa sugerem que beber vinho tinto com moderação pode reduzir o risco de certos tipos de câncer. No entanto, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) informa que há fortes evidências de que o consumo de álcool pode causar certos tipos de câncer, principalmente quando o uso é excessivo. Para a maioria das pessoas, apreciar vinho tinto com moderação é seguro, mas é importante sempre ter em mente que beber álcool em excesso é prejudicial.

Por fim, beber vinho tinto com moderação pode trazer benefícios valiosos à saúde, incluindo a melhora da saúde do coração, do intestino e do cérebro. Além do mais, o consumo moderado pode até mesmo ser ligado a menores índices de câncer. Isso ocorre porque a bebida contém compostos com efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e que melhoram o perfil de gordura corporal. Mas, nunca é demais lembrar que beber álcool não é seguro para todos e beber mais do que uma quantidade moderada pode causar sérios problemas de saúde.

Quantidade diária ideal de vinho

Se por um lado já estamos todos cientes que o vinho pode beneficiar a saúde, por outro, temos que estar atentos também à quantidade ideal a ser consumida.
Todos sabem também que beber álcool em excesso pode desencadear um efeito contrário e prejudicar células do cérebro e fígado, além de prejudicar a hidratação do organismo e causar transtornos de comportamento.

Como a metabolização do álcool contido na bebida depende de fatores como: peso corporal, gênero uso de medicamentos e outros, a quantidade ideal de vinho varia de pessoa para pessoa. De uma forma geral, as quantidades indicadas como saudáveis para mulheres é de uma taça (200 ml) e para homens é de duas taças (entre 300 a 400 ml).

Mas para saber com certeza qual a dose recomendada para você, o melhor é buscar orientação médica.


Publicidade