Início Taubaté Testagem na fila do Bom Prato confirma 7 casos de coronavírus em...

Testagem na fila do Bom Prato confirma 7 casos de coronavírus em 15 dias em Taubaté

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

A Secretaria de Saúde de Taubaté vai reforçar o monitoramento do restaurante Bom Prato com a aplicação regular de testes rápidos nos frequentadores nas filas para o café da manhã e almoço após a confirmação de sete casos positivos de coronavírus em 15 dias.

O primeiro caso positivo foi confirmado no dia 6 de julho pela equipe do Consultório na Rua. A partir dessa data, foram realizadas mais três testagens nos frequentadores do restaurante popular.

A aplicação dos testes rápidos obedece critérios técnicos e ocorre em pontos estratégicos, por meio de uma avaliação conjunta entre o Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus e a Vigilância Epidemiológica. A prioridade é detectar de forma precoce casos da doença em grupos de alta vulnerabilidade e exposição.

Somente entre familiares de pacientes que testaram positivo para a doença, por exemplo, foram realizados 1.398 testes rápidos que totalizaram em 110 confirmações.

Até o momento já foram realizados 9.997 testes em Taubaté, dos quais 7.000 testes rápidos e 2.997 testes do tipo RT-PCR.

Conforme orientação de especialistas, a ampliação da oferta de testes para a população pode garantir um planejamento com maior eficiência e o desenvolvimento de estratégias regionalizadas ou específicas para determinados públicos de acordo com os resultados apresentados.

Entre as próximas estratégias elencadas pela Secretaria de Saúde está a aplicação de testes rápidos de forma aleatória nos passageiros que circulam pela Rodoviária Velha de Taubaté.


Publicidade