Início São José dos Campos Alunos reforçam combate ao coronavírus com teleatendimento em São José dos Campos

Alunos reforçam combate ao coronavírus com teleatendimento em São José dos Campos

Foto: Charles de Moura/PMSJC
Publicidade

A Prefeitura de São José dos Campos firmou convênio com a faculdade Humanitas e a Univap (Universidade do Vale do Paraíba) para ampliar os atendimentos aos parentes de pacientes em recuperação da covid-19.

O objetivo é que os alunos atendam, por meio de ligações telefônicas, as pessoas com comorbidades ou acima de 70 anos que estejam em contato com casos suspeitos ou positivos da doença.

Com base na análise de dados das pesquisas de monitoramento do contágio da doença no município, a Secretaria de Saúde percebeu que idosos acima de 70 anos e pacientes com doenças pré-existentes estão com agravamento mais rápido da patologia.

Em reunião do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Novo Coronavírus, em junho, ficou acordada a necessidade de rastreamento e bloqueio da transmissão da doença para contactantes.

Em uma estrutura montada no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana, desde o dia 14 de julho estudantes do 5º ao 7º períodos de medicina da Humanitas e do curso de enfermagem da Univap dão apoio à Vigilância Epidemiológica fazendo o monitoramento por telefone e atualização do sistema de dados dos familiares de pacientes. Alguns médicos da rede pública já fazem o monitoramento dos casos suspeitos e positivos.

Os alunos que anteriormente já receberam aulas sobre a doença passam por treinamento para desenvolverem um atendimento humanizado e com embasamento para orientar os munícipes.

Cerca de 100 estudantes dos dois cursos já estão na lista de participantes do projeto, sendo que as inscrições podem ser feitas nas secretarias das faculdades.

Divididos em dois grupos de no máximo 12 alunos, os atendimentos ocorrem das 8h às 12h e das 13h às 17h de segunda a sexta-feira. Essa estratégia conta com um professor da faculdade e um técnico da Vigilância Epidemiológica para orientar os estudantes. Os atendimentos continuarão por todo o período de pandemia e os cronogramas serão definidos em cada mês.


Publicidade