Início Polícia Operação de extinção do incêndio na Serra Fina prossegue neste domingo

Operação de extinção do incêndio na Serra Fina prossegue neste domingo

(Foto: divulgação/Corpo de Bombeiros)
Publicidade

Neste domingo (19), equipes do Corpo de Bombeiros e do Comando de Aviação da Polícia Militar do Estado de São Paulo, prosseguem na operação de extinção do incêndio na Serra Fina.

37 bombeiros acamparam próximo à Cachoeira Vermelha, onde a temperatura chegou a -2°C. No período da manhã foi feita a avaliação e reconhecimento do local para o envio das novas equipes à montanha.

(Foto: divulgação/Corpo de Bombeiros)

O Corpo de Bombeiros e a Aeronáutica estão estudando a viabilidade técnica do combate de incêndio com apoio aéreo devido à peculiaridade do relevo.

A Serra Fina compõe a Serra da Mantiqueira e está na divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais. A Pedra da Mina é o ponto mais elevado do Estado de São Paulo, com 2.798 metros de altitude.

O Corpo de Bombeiros realiza anualmente em todo Estado de São Paulo a Operação Corta Fogo. Em 2020, a Corporação atendeu 17.498 ocorrências de incêndio em vegetação natural no estado. Na região do Vale do Paraiba e Litoral Norte, o 11° GB atendeu, de janeiro a julho, 815 chamados de fogo em vegetação natural.

Em época de estiagem, ocorrem muitos incêndios florestais e a conscientização das pessoas é fundamental para a preservação do meio ambiente.

No período de estiagem a vegetação fica muito seca, facilitando a combustão e, consequentemente o início e a propagação de incêndios. Bitucas de cigarro, objetos metálicos e garrafas de vidro lançados por turistas em locais com presença de vegetação aumentam o risco de incêndios, que podem ser iniciados pela ação humana ou por fenômenos naturais.

O fogo na Serra Fina provavelmente se iniciou na quinta-feira, dia 16, no Vale do Ruá, no Estado de Minas Gerais e, na sexta-feira (17/07) chegou ao Estado de São Paulo. O CavPM sobrevoou a região no período da manhã e, desde o dia 17/07, equipes do Corpo de Bombeiros transportadas pelo helicópteros Águia têm realizado o combate no terreno com a utilização de abafadores. A área atingida, até o momento, é de cerca de 4.64 Km² (aproximadamente 464 hectares).

(Foto: divulgação/Corpo de Bombeiros)

Neste domingo, a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros atuam com 2 helicópteros e 116 homens na Operação.

(Foto: divulgação/Corpo de Bombeiros)

Publicidade