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Saiba o que fazer no caso de que a sua internet esteja lenta durante a quarentena

Foto: divulgação

Entenda por que você está enfrentando problemas com a sua internet durante a quarentena ou porque ela está muito lenta ou porque você está ficando sem conexão frequentemente. Por conta do isolamento social muitas pessoas estão fazendo home office.

É normal que as redes estejam sobrecarregadas pois quanto mais pessoas em casa mais estarão consumindo internet seja para, trabalhar, assistir séries ou filmes com amigos ou família. Durante este período muitas operadoras de telecomunicações e serviços de streaming, divulgaram algumas medidas para colaborar a conter a sobrecarga.

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A Anatel por exemplo solicitou a ajuda das operadoras para que os serviços fossem ampliados durante o período do isolamento social, alguma das medidas oferecidas foram: velocidade de internet, que fosse mais flexíveis em relação aos prazos de pagamentos, que liberassem Wifi e em pontos públicos.

Apesar dessas medidas serem oferecidas aos usuários é importante que as pessoas tenham consciência no momento de usar a internet e que este momento em que o país vive não são férias e que o Brasil está vivendo um momento de crise. Então para te ajudar a evitar que a sua conexão seja sempre estável aqui vai algumas dicas:

1- O primeiro que o usuário deve fazer é realizar um Teste de Velocidade, é importante que você entenda qual é a real velocidade que você está recebendo em sua casa, pois as operadoras devem oferecer uma média de 80% da velocidade de internet.

2- Se o resultado do seu teste for menor o seguinte passo é entrar em contato com a sua operadora para que ela possa solucionar, lembrando que as prestadoras têm um prazo de 30 dias para resolver a questão.

3- Se a provedora não solucionar o problema o assinante tem o direito de pedir que seja cancelado o plano ou até mesmo o abatimento proporcional do pacote sem que seja necessário que o cliente pague uma multa de rescisão de contrato.

4- Em caso de que o cliente siga sem resolver o problema, o mesmo deve entrar em contato com a Anatel através do número 1331 ou pelo site da agência e se preferir poderá entrar em contato direto com o Procon pelo site e assim registrar uma reclamação.

Conheça os seus direitos como consumidor e solicite ajuda no caso de que a sua operadora não solucione o seu problema.