Início São José dos Campos São José dos Campos intensifica ações de prevenção ao coronavírus

São José dos Campos intensifica ações de prevenção ao coronavírus

Foto: Charles de Moura/PMSJC
Publicidade

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou nesta terça-feira (30) mais um procedimento preventivo ao contágio pelo coronavírus. A partir de agora, qualquer pessoa que adentrar ao prédio do Paço Municipal, munícipe ou servidor público, terá que ser submetida à verificação da temperatura.

Caso a leitura da temperatura esteja acima dos parâmetros normais, a pessoa será orientada a procurar o atendimento médico para as devidas averiguações.

Para a dona de casa Eliane Lopes dos Santos, a iniciativa foi muito válida pois dá impressão de mais segurança às pessoas que passam pelo local. O servidor público Delfo Triboni aprovou a medida que, para ele, representa maior prevenção a quem circula no prédio. A estagiária da Prefeitura Mayra Késia afirmou que a medida é importante para ela como também para as outras pessoas que estão no Paço Municipal.

Sanitização

Além disto, no Paço Municipal, está sendo realizado periodicamente a sanitização de todo o prédio e anexos. A sanitização envolve a aplicação de produto químico de alta capacidade de neutralização de vírus e bactérias. O serviço está sendo realizado pela Urbam.

Também no Paço e protocolos externos já foram tomadas outras medidas como a instalação de placas divisórias nos balcões de atendimento, visando a proteção dos munícipes e servidores. Foi determinada também a limitação de seis pessoas por vez nos elevadores do prédio.

No prédio do Paço, também como ocorre em todas as unidades da Prefeitura somente têm acesso as pessoas com a máscara de proteção.

No final de semana, a Urbam também realizou a sanitização de vários prédios da instituição e locais públicos.

Escolas municipais

No final de maio, a Prefeitura deu início à higienização de escolas municipais.  Ao todo, 11 espaços da Secretaria de Educação receberam o serviço de sanitização, que conta com o mesmo produto usado no combate à pandemia do novo coronavírus na China.

A ação vai contemplar todas as escolas municipais, além da sede da Secretaria de Educação e Cidadania, Bibliotecas, Museu Interativo de Ciências, galpão da merenda escolar, Cefe e Cedemp. Ao todo, quatro equipes estão atendendo as unidades escolares de diversas regiões da cidade.

Limpeza intensificada

Tanto no prédio do Paço Municipal, como em todas as demais unidades da Prefeitura, os processos de limpeza foram intensificados de maneira e evitar o contágio ao coronavírus. A Prefeitura também implementou a compra de álcool em gel para utilização em vários pontos dos prédios municipais, para o público e servidores.

Urbam

A Urbam (Urbanizadora Municipal) realiza diariamente a desinfecção dos hospitais públicos e privados, UBSs, Casas do Idoso e também dos pontos de ônibus da cidade. É usado um produto à base de quaternário de amônio da quinta geração para o combate ao coronavírus.

A lavagem com caminhão pipa e desinfecção com pulverizador motorizado é feita com um produto à base de quaternário de amônio de quinta geração que tem efeito residual de pelo menos cinco dias. Estão sendo desinfectadas diariamente as entradas do Pronto Socorro da Vila Industrial, Antoninho da Rocha Marmo, Hospital São José, Hospital Santos Dumont, Hospital de Clínicas Sul, Hospital de Clínica Norte, Hospital Regional, Hospital Pró-Infância, Hospital Prontil, Hospital Policlin, Hospital Unimed, Santa Casa, Hospital Pio XII, Hospital Vivale e UPAs. As UBSs serão atendidas três vezes por semana.

Vários outros locais públicos também estão recebendo os serviços de desinfecção como: Paço Municipal, Cemitérios Municipais, Escolas e velórios da Funerária.

Os veículos da Funerária e da coleta também recebem o mesmo tipo de higienização, assim como os carrinhos da varrição. Foram instalados tanques para higienização das mãos com água e sabão nos caminhões da coleta seletiva e dos caminhões que transportam funcionários da Manutenção da Cidade.

As equipes que atuam nos serviços de desinfeção dos hospitais e dos pontos de ônibus foram capacitadas para realizar a atividade e todos os funcionários estão devidamente protegidos com EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

Colaboraram: Gisele Lopes (Educação e Cidadania) e Ana Lúcia Abranches (Urbam).


Publicidade