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O caminho é a transformação digital para as empresas

Imagem: Pixabay/divulgação
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Se o seu negócio não aderiu ao lado digital da força, então é melhor você se mexer, assim como agência de SEO está bem acostumada com a força de competição na internet. A transformação digital é um caminho sem volta no mundo do empreendedorismo.

O processo de digitalização já era percebido antes mesmo da pandemia, quando ter um site e uma hospedagem de site se tornaram elementos básicos, capazes de fazer qualquer negócio sobreviver na era do consumo online.

Com a propagação do Coronavírus e a exigência do distanciamento social, quem ainda não aderiu a transformação digital deve correr atrás do tempo perdido. Nesse contexto, mais do que ter um site, é preciso pensar em como atender os clientes à distância.

Sendo assim, nesse artigo você vai encontrar informações importantes sobre:

  • O que é a transformação digital
  • Os benefícios da transformação digital na sua empresa
  • Hospedagem de sites e transformação digital
  • Ferramentas que proporcionam a transformação digital

O que é a transformação digital

A transformação digital é um processo em que qualquer empresa, tanto um pequeno empreendimento quanto uma grande organização, utilizam modernos recursos para captar leads, consolidar a sua marca e aumentar as suas vendas.

– “Mas o meu negócio tem um site. Tem até uma fanpage.” Parabéns, você está no caminho certo, mas quando o assunto é digitalização do seu empreendimento, existe vida além dos sites e redes sociais.

Isso ocorre porque a transformação digital não está relacionada apenas com as estratégias de marketing, mas também o modo como você gerencia o seu negócio, com a adoção de ferramentas que viabilizam um gerenciamento digitalizado da sua empresa.

Recursos como a IoT (Internet das Coisas), Computação em Nuvem e Inteligência Artificial estão aí para auxiliar você no dia a dia do seu negócio. Ferramentas como o Asana e o Google Drive, que possibilitam o Home Office, são exemplos de transformação digital.

Por isso, é possível aferir que a transformação digital também é uma adaptação diante das novas tecnologias e de um consumidor que cada vez mais está online, com os olhos vidrados na tela de um smartphone.

Imagem: Pixabay/divulgação

Os benefícios da transformação digital na sua empresa

A transformação digital traz uma série de vantagens para um empreendimento. E a seguir vamos ver alguns dos mais evidentes.

Aproximação com o cliente

O cliente nos dias de hoje possui um perfil de consumo digital, logo é apropriado que o seu modelo de negócio também seja digital.

Se hoje em dia, especialmente em tempos de quarentena, os clientes buscam por atendimento virtual, então é importante você repensar o seu modelo de loja física e investir também em e-commerce e delivery.

A transformação digital exige novos formatos de negócios, possibilitando que os empreendedores saiam das suas respectivas zonas de conforto.

Novas oportunidades no mercado de trabalho

O processo de digitalização está trazendo novas perspectivas para o mercado de trabalho, proporcionando a transformação de algumas profissões e, até mesmo, favorecendo o surgimento de novas.

No atual contexto, será comum profissionais que dominam conceitos como Big Data, que conhecem os princípios da Inteligência Artificial, serão mais requisitados pelas empresas.

Sendo assim, desenvolvedores de softwares, especialistas em Experiência do Usuário e analistas de Big Data são algumas das profissões consideradas do futuro, mas que já denotam importante atuação aqui no presente.

Novas dinâmicas de trabalho

A transformação digital também proporciona novos métodos para a realização das tarefas no dia a dia das empresas. O maior exemplo disso é o Home Office.

Por meio de ferramentas digitais, como o Skype, o Zoom Meeting e o Google Drive, é possível compartilhar e armazenar arquivos de vídeo, áudio e fotos, assim como é viável a realização de videoconferências. Tudo isso com os colaboradores em suas respectivas casas.

O Home Office trouxe várias vantagens para as empresas, incluindo aí redução de custos com alimentação e transporte. Já no contexto da pandemia, o Trabalho Remoto se tornou uma alternativa para contornar os efeitos do distanciamento social.

Melhor atendimento

A utilização de ferramentas digitais, como o recurso dos chatbots, por exemplo, é uma forma de agilizar o atendimento aos clientes.

Graças a esse recurso baseado em conceitos de Inteligência Artificial e Machine Learning, o cliente pode acessar a loja online sempre que ele desejar e será prontamente atendido.

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Hospedagem de sites e transformação digital

A digitalização de um negócio não se resume apenas em ter um site, ainda que um site continua sendo um dos pilares para assegurar uma eficiente presença online.

Por isso, para aqueles pequenos empreendedores que querem abrir um negócio, o passo inicial é pensar no site e, obviamente, na hospedagem desse site.

O serviço de hospedagem é importante pois garante várias vantagens para o site, como, por exemplo, velocidade de carregamento, segurança e até um bom ranqueamento nas páginas de resultado do Google.

A hospedagem de sites ideal vai depender muito do tipo do seu negócio. Um site institucional divulgando apenas informações sobre a sua empresa se dá bem com uma hospedagem compartilhada.

Já uma loja online, por exemplo, que geralmente conta com muitos acessos, poderá necessitar de uma hospedagem mais robusta, como a hospedagem Cloud.

Ferramentas que proporcionam transformação digital

Se hoje um negócio tem a possibilidade de migrar para o digital, é preciso dar o devido crédito para algumas ferramentas. Podemos até mesmo afirmar que parte dessa transformação digital só é possível por conta delas.

As mídias sociais

Até existem consumidores que não possuem uma conta no Facebook, que nem chegam perto do Instagram, porém eles são artigos raros. Hoje em dia a maioria dos consumidores, dos mais variados perfis, respira redes sociais.

São nessas redes que eles interagem, comparam produtos, falam das marcas e relatam as suas experiências. Por isso, com o objetivo de ir aonde o povo está, é importante que as empresas incluam as redes sociais em suas estratégias de marketing.

Por meio delas é possível não apenas interagir com o público, mas coletar dados importantes acerca do perfil do seu público.

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A Inteligência Artificial

Os chatbots são uma prova de que a Inteligência Artificial não é aquele bicho-papão que a gente vê em alguns filmes de ficção científica. No mundo real elas auxiliam as empresas na interação com os clientes.

Sabe também quando a Netflix sugere para você um filme ou série que combina bem com o seu gosto? Pois então, não é telepatia, mas são os algoritmos de IA que proporcionam essa façanha.

A Internet das Coisas

Também conhecida como IoT, a Internet das Coisas consiste na conexão de todos os eletrodomésticos de uma casa, de uma fábrica ou, até em casos mais avançados, de todos os elementos que constituem o cenário urbano de uma grande cidade.

Hoje em dia as nossas TVs e os nossos celulares, cada vez mais “smart”, são alguns exemplos práticos da IoT. Já reparou em quanta gente acessa o Youtube pela TV e efetua compras pelo smartphone?

É por isso que digitalizar inclui também em utilizar da melhor maneira esses canais de interação. Omnichannel, multichannel, crosschannel, ou seja, vários canais interagindo para atender os clientes. Esse é o presente e o futuro das empresas.

A transformação digital é o caminho que está guiando os pequenos e grandes negócios

Quem estiver mais preparado e atento a essas mudanças, tem plenas condições de se manter vivo no mercado.

Portanto, agora não tem mais desculpa: ou você permite que o seu negócio faça parte do futuro ou ficará estagnado no passado.


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