Dia 26 de junho é celebrado o Dia Mundial de Combate às Drogas. Para levar informação e sensibilizar, especialmente os jovens, para as consequências do consumo de drogas, sobretudo durante a pandemia, a Prefeitura de São José dos Campos vai usar as mídias sociais.
“Valorize suas conquistas. Afaste-se das drogas” é o apelo principal das peças publicitárias que já começaram a ser publicadas nas páginas oficiais do Facebook e Instagram. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre os prejuízos que o uso das substâncias podem causar na carreira, estudos e na família.
Na sexta-feira (26), uma live sobre o tema trará especialistas e profissionais que atuam no combate e prevenção ao uso de entorpecentes.
Risco de dependência química, desestruturação familiar e impactos na segurança pública serão alguns dos efeitos do uso das drogas, abordados no bate-papo que será aberto para perguntas, e esclarecimentos.
A transmissão desta semana será a terceira sobre drogas realizada durante a pandemia. No mês de maio, o consumo excessivo de álcool durante a quarentena e o tratamento da dependência química na pandemia também foram pautas de lives. De acordo com as métricas da mídia social, em ambas, mais de 30 mil pessoas foram alcançadas.
Pesquisa
De acordo com uma pesquisa pela realizada pela Prefeitura por meio do programa “Coalizão”, em junho de 2018, com 5 mil estudantes, entre 12 e 18 anos, de escolas públicas, a droga mais utilizada entre os jovens é o álcool, seguido pela maconha e pelo cigarro. Segundo o estudo, os homens lideram o consumo.
Entre aqueles que afirmaram usar drogas, aproximadamente 65% começou entre 13 e 15 anos. Na maioria por curiosidade (34%), status perante os amigos (19%) e lazer (16%).
Do total pesquisado, 26% consome pelo menos uma vez por mês. Mais de 12% faz uso semanalmente ou quase todos os dias.
Como principais formas de acesso, o levantamento apontou: com amigos (42%), eventos sociais (20%) e no bairro (13%).
O projeto
“Coalizão São José” é um programa de prevenção ao uso de álcool e outras drogas, que acontece por meio da participação de instituições sociais, população e do poder público e tem como missão impactar a comunidade e promover vidas saudáveis. O Coalizão é feito para a comunidade e pela comunidade.
Ações antidrogas
O Programa sobre Drogas é articulado pela Assessoria de Políticas Especiais sobre Drogas da Prefeitura em parceria com os governos estadual e federal, poderes legislativo e judiciário, além da participação também das entidades da sociedade civil, e tem como principais eixos: tratamento, prevenção, reinserção e coerção.
- Homem de 57 anos é resgatado pelo Corpo de Bombeiros em Ubatuba
- Casal gay tenta comprar recém nascido no amazonas, se entregam à polícia em Ilhabela
- Polícia Civil investiga um caso de tentativa de homicídio em Pindamonhangaba
- Corpo de Bombeiros realiza resgate de um grupo de capivaras que caíram dentro de reservatório de água em Ubatuba
- Perfume Lattafa Bade’e Al Oud Sublime vale a pena?
- Ciclista morto por trem, é identificado pela Polícia em Pindamonhangaba
- Polícia Militar apreende um adolescente por tráfico de drogas em Caçapava
- INFOSIGA divulga dados relacionados com mortes em acidentes de trânsito no Vale do Paraíba no primeiro semestre de 2025
- Ciclista se envolve em acidente com trem e morre em Pindamonhangaba
- Casal é suspeito de balear um rapaz com tiro na cabeça em Pindamonhangaba
- Homem morto na área da Basílica, é identificado pela Polícia Civil e Santuário Nacional se manifesta por nota em Aparecida
- Polícia Civil investiga a morte de um homem encontrado com marcas de violência e tiros em Natividade da Serra
- Moon Bar e Lounge estreia novos projetos musicais e reforça diversidade artística
- 30ª Festa do Peão de Boiadeiro de Piracicaba elege a sua corte
- Carina Santos potencializa sua carreira e ganha destaque na gestão de eventos corporativos