Início São José dos Campos Curso preparatório gratuito de São José dos Campos participa do programa Caldeirão...

Curso preparatório gratuito de São José dos Campos participa do programa Caldeirão do Huck

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Trabalhando na capacitação de jovens em vulnerabilidade socioeconômica, o CASD ajuda pessoas a alcançarem seus sonhos por meio da educação

O educador Paulo Freire dizia que a educação não transforma o mundo, mas muda pessoas. E são essas pessoas que seriam as responsáveis por transformar o mundo. É isso que um grupo de jovens e educadores da cidade de São José dos Campos tem buscado fazer através do ensino.

O Curso Alberto Santos Dumont, conhecido como CASD, foi criado por alunos do ITA na década de 70, com o objetivo de aprovar jovens no vestibular do instituto joseense. Após uma reformulação, o curso foi reaberto em 1997 em um formato com o qual trabalham até hoje, atuando no auxílio de pessoas em vulnerabilidade socioeconômica que não possuem condições de arcar com os custos de um cursinho pré-vestibular.

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)

Estimular o potencial humano dos jovens atendidos é uma das principais características do programa que hoje conta com 60 voluntários no corpo administrativo e 90 professores-voluntários envolvidos no atendimento de cerca de 760 pessoas. Lucas do Vale Bezerra, presidente do CASD, está à frente da presidência do programa desde 2019 e já passou pelos departamentos de desenvolvimento e diretoria de marketing. Ele conta quais são os principais desafios para manter a iniciativa em pé. “Problemas financeiros são os mais enfrentados. Atualmente atendemos 240 alunos no CASDinho e 520 no CASDvest. Gostaríamos de ampliar o atendimento, já que nosso projeto faz a diferença na vida das pessoas. No entanto, temos algumas limitações estruturais e logísticas para atender um maior número de público”, conta.

Hoje, o Curso Alberto Santos Dumont atua em duas frentes: o CASDVest que prepara jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica para os vestibulares das maiores universidades brasileiras e o CASDinho que oferece oportunidades para estudantes dos anos finais do ensino fundamental por meio de um curso preparatório aos vestibulinhos dos melhores colégios de ensino médio de São José dos Campos e região. “Existe nosso processo seletivo para o CASDvest e para o CASDinho  que ocorre sempre entre os meses de outubro e novembro. O intuito é que a gente avalie com uma prova teórica básica o nível do nosso público alvo. Além da prova teórica, também fazemos uma entrevista socioeconômica na qual avaliamos se realmente aquela pessoa faz parte do público que queremos atingir em questões relacionadas a renda e vulnerabilidade social. Se a pessoa se encaixar, pode fazer a matricula no período que é estabelecido”, explica Lucas.

Escalando as dificuldades

Foi neste contexto que surgiu a oportunidade do CASD participar do quadro The Wall do programa Caldeirão do Huck da Rede Globo. Comandado pelo apresentador Luciano Huck, o The Wall é um jogo de perguntas e respostas, cujo prêmio em dinheiro é determinado por uma bola que percorre uma parede de obstáculos e cai numa canaleta, valendo quantias em dinheiro. Na resposta certa, o participante leva o valor e na resposta errada, perde.

No próximo sábado, dia 20, vai ao ar o programa com a participação dos jovens do CASD, visando levantar fundos para ajudar no custeio dos projetos CASDvest e CASDinho, além de contar um pouco sobre as iniciativas que ajudam a transformar a realidade de estudantes da Rede Pública de Ensino do Vale do Paraíba. “Ficamos muito felizes por ter a honra de participar desse quadro. ​ Tentamos transformar vidas por meio da educação e era isso que a gente queria mostrar com a participação, além da visibilidade para o projeto e para o voluntariado”, revela Lucas.

Ajuda ao CASD

Quem se interessar em ajudar o projeto a continuar transformando a vida dos participantes, pode entrar nas redes sociais e site do CASD para ter mais informações. O curso recebe inscrições de professores voluntários, além de variadas formas de voluntariado e doações. “Estamos de braços abertos para quem deseja ajudar em nosso projeto, tanto como voluntário, dando aulas ou plantões para os alunos, quanto de qualquer outra forma. Toda ajuda é bem vinda! Como somos uma instituição do terceiro setor, precisamos de recursos financeiros para manter as atividades. Os interessados podem entrar em nosso site no http://cursosantosdumont.org.br/seja-doador”, diz o presidente da instituição.

E se, segundo Paulo Freire, ensinar não é transferir conhecimento, mas sim criar as possibilidades, as possibilidades são a matéria prima desse grupo que continua na árdua missão da educação no Brasil.

SERVIÇO

Participação CASD no The Wall do Caldeirão do Huck

Data: 20/06/2020 (Sábado) 

Horário: 16h

https://cursosantosdumont.org.br/

https://www.instagram.com/casdsjc/


Publicidade