Início Variedades Mantiqueira Paulista lança cartilha de boas práticas para receber turistas com maior...

Mantiqueira Paulista lança cartilha de boas práticas para receber turistas com maior segurança

Publicidade

Livreto indica procedimentos que devem ser adotados em todos os ambientes de meios de estadia e de alimentação e reforça os cuidados da região para a futura retomada do turismo

Consórcio Intermunicipal da Serra da Mantiqueira (CISMA), responsável pela gestão da Região Turística Mantiqueira Paulista, lança nesta semana a Cartilha de Boas Práticas em Hospitalidade em Tempos de Covid-19, com recomendações para meios de hospedagem e estabelecimentos de Alimentos e Bebidas.

O material com orientações de procedimentos para que hotéis, pousadas, hostels, apart-hotéis, bares e restaurantes adequem procedimentos para oferecer maior segurança sanitária aos visitantes será distribuído para os empresários das sete cidades e um distrito que integram a Região Turística coordenada pelo CISMA: Campos do Jordão, Monteiro Lobato, Pindamonhangaba, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São Francisco Xavier, São José dos Campos e Tremembé.

Publicidade

A cartilha traz dicas detalhadas dos cuidados que devem ser tomados em cada ambiente, desde a chegada do visitante até a saída. Processos que são utilizados em ambiente hospitalar, onde é grande o rigor com a higienização, foram adaptados para serem replicados em meios de hospedagem e restaurantes, de forma que tanto os colaboradores, como os visitantes estejam mais protegidos. “Ao final da quarentena, os turistas vão desejar visitar uma das regiões mais acolhedoras do Brasil, por isso, há esse movimento que envolve todo o empresariado do setor levando informações relevantes que ajudarão a rever processos e a aumentar os cuidados com a higienização e com o distanciamento entre as pessoas, atendendo às novas exigências dos consumidores”, afirma Roselaine Dantas, gestora de turismo e consultora do CISMA.

Todas as orientações estão alinhadas às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e às orientações das Secretarias de Turismo e de Saúde do Estado de São Paulo e da Sociedade Latino Americana de Hotelaria Hospitalar. O livreto reforça também a necessidade de seguir os protocolos municipais e estaduais de saúde e segurança sanitária. “Apostamos em um formato que prioriza textos curtos e objetivos, com exemplos de condutas que podem ser seguidas facilmente por todos os colaboradores. Além disso, as imagens reforçam as orientações sobre as práticas que passarão a fazer parte da rotina dos estabelecimentos do mercado de turismo e hotelaria”, explica Karina Fusco, jornalista especialista em comunicação e hospitalidade.

            A cartilha será distribuída aos mais de 400 estabelecimentos de hospedagem e 550 locais de alimentação das cidades que integram o CISMA. Todos estão se preparando para receber com segurança os turistas que irão curtir os atrativos e apreciar o ar puro das montanhas do lado paulista da Serra da Mantiqueira. “A união e ação integrada das cidades são fundamentais para o desenvolvimento regional. E o propósito da cartilha é justamente este: unificar e alinhar as orientações, provocando os necessários ajustes operacionais que o momento exige”, destaca Clodomiro Correia de Toledo Junior, prefeito de Santo Antônio do Pinhal e presidente do CISMA.

Ficha técnica:

Cartilha de Boas Práticas em Hospitalidade em Tempos de Covid-19 das cidades que fazem parte da Região Turística Mantiqueira Paulista, sob a coordenação do Consórcio Integrado da Serra da Mantiqueira (CISMA)

Conteúdo e consultoria da área de Hotelaria Hospitalar: Karina Fusco – jornalista especialista em comunicação e hospitalidade, com pós-graduação em Hotelaria Hospitalar pelo IIEP Albert Einstein

Colaboração conteúdo Alimentos e Bebidas: Sérgio Luiz Peixoto Barbosa Filho – chef de cozinha

Arte: Marcos Gonçalves, CST Marketing

Coordenação e consultoria em gestão de turismo: Roselaine Dantas – Sócia Diretora da Aquarius Consulting, especialista em turismo e eventos, membro do time técnico de consultores UNEDESTINOS.

https://bit.ly/Cartilha_Boas_Praticas_Covid-19_Cisma


Publicidade