Órgão estadual apresenta quase 1.400% de aumento nas demandas; multas aplicadas até o momento somam R$ 3 milhões
Desde o início da pandemia de COVID-19, já foram registrados mais de 17 mil atendimentos na Fundação Procon-SP por consumidores com problemas ou dúvidas relacionados à doença. O dado revela um aumento de 1.390% em relação ao dia 13 de março, que somava 1.150 atendimentos.
Das consultas registradas, 6.743 são reclamações, ou seja, conflitos com fornecedores; 6.392 são denúncias de preços abusivos e outros assuntos feitas via redes sociais e 4.037 são pedidos de orientação.
Além de intermediar as reclamações buscando um acordo entre consumidor e fornecedor, orientar individualmente os consumidores e fiscalizar as denúncias que chegam via redes sociais, o órgão estadual disponibilizou o hotsite coronavírus, com informações específicas sobre o tema, tem ministrado aulas semanais na TV Procon, realizado reuniões com fornecedores de diversos setores e aplicado multas aos estabelecimentos que infringem a legislação.
Fiscalização
As equipes de fiscalização visitaram até o momento mais de quatro mil farmácias, supermercados, hipermercados e outros estabelecimentos de 242 cidades do estado e notificou 89% dos locais a apresentarem notas fiscais para verificação da prática de preços abusivos. As multas aplicadas até o momento somam R$ 3 milhões.
O aumento de preços de itens considerados essenciais no período de avanço da doença, como alimentos, álcool em gel, botijão de gás e máscaras de proteção está sendo combatido pelo Procon-SP.
Como denunciar, reclamar e obter orientações
O consumidor que se deparar com algum valor de produtos ou serviços relacionados ao coronavírus que considere abusivo deve registrar reclamação junto ao órgão estadual. O fornecedor será multado caso a infração seja constatada.
O Procon-SP disponibiliza canais de atendimento à distância para receber denúncias, intermediar conflitos e orientar os consumidores: via internet (www.procon.sp.gov.br), aplicativo – disponível para Android e iOS – ou redes sociais; para as denúncias, marque @proconsp, indicando o endereço ou site do estabelecimento.
- A importância de uma maquininha confiável para vender presencialmente
- SEO em tempos de IA: como o link building segue relevante?
- Terceirização de exames laboratoriais reduz tempo de diagnóstico e amplia a capacidade de atendimento
- Matheus & Lorenzo marcam presença no Cola Mais Podcast em um bate-papo recheado de histórias, bastidores e muita música boa
- Silviane Soares lança a inédita “Mesa de boteco”
- Como destacar produtos no comércio usando técnicas simples de vendas?
- Empresária de Itupeva lança boutique que une leveza, liberdade e autenticidade
- Gusttavo Lima abre a 45ª edição da Festa do Peão de Boiadeiro de Itapecerica da Serra
- Cabelo de salão em casa: cuidados que fazem a diferença no dia a dia
- 5 Dicas para usar bolsas como peça chave para transformar seu look
- Como montar um PDV eficiente e atrativo para aumentar as vendas?
- Rainha FAICI 2025 será conhecida neste final de semana
- Matheus & Lorenzo gravam “Referências – Moda e Churrasco” em Chapadão do Sul
- Vinho aberto: quanto tempo dura e como conservar?
- Airfryer com função grill, forno ou vapor: qual vale mais a pena?