O VALE NEWS 3.0 ESTÁ CHEGANDO! Precisamos da sua ajuda para desenvolver Jornalismo colaborativo, livre e sem censura! clique aqui e contribua pela plataforma Benfeitoria ou aqui por PIX
Órgão estadual apresenta quase 1.400% de aumento nas demandas; multas aplicadas até o momento somam R$ 3 milhões
Desde o início da pandemia de COVID-19, já foram registrados mais de 17 mil atendimentos na Fundação Procon-SP por consumidores com problemas ou dúvidas relacionados à doença. O dado revela um aumento de 1.390% em relação ao dia 13 de março, que somava 1.150 atendimentos.
Das consultas registradas, 6.743 são reclamações, ou seja, conflitos com fornecedores; 6.392 são denúncias de preços abusivos e outros assuntos feitas via redes sociais e 4.037 são pedidos de orientação.
O VALE NEWS 3.0 ESTÁ CHEGANDO! Precisamos da sua ajuda para desenvolver Jornalismo colaborativo, livre e sem censura! clique aqui e contribua pela plataforma Benfeitoria ou aqui por PIX
Além de intermediar as reclamações buscando um acordo entre consumidor e fornecedor, orientar individualmente os consumidores e fiscalizar as denúncias que chegam via redes sociais, o órgão estadual disponibilizou o hotsite coronavírus, com informações específicas sobre o tema, tem ministrado aulas semanais na TV Procon, realizado reuniões com fornecedores de diversos setores e aplicado multas aos estabelecimentos que infringem a legislação.
Fiscalização
As equipes de fiscalização visitaram até o momento mais de quatro mil farmácias, supermercados, hipermercados e outros estabelecimentos de 242 cidades do estado e notificou 89% dos locais a apresentarem notas fiscais para verificação da prática de preços abusivos. As multas aplicadas até o momento somam R$ 3 milhões.
O aumento de preços de itens considerados essenciais no período de avanço da doença, como alimentos, álcool em gel, botijão de gás e máscaras de proteção está sendo combatido pelo Procon-SP.
Como denunciar, reclamar e obter orientações
O consumidor que se deparar com algum valor de produtos ou serviços relacionados ao coronavírus que considere abusivo deve registrar reclamação junto ao órgão estadual. O fornecedor será multado caso a infração seja constatada.
O Procon-SP disponibiliza canais de atendimento à distância para receber denúncias, intermediar conflitos e orientar os consumidores: via internet (www.procon.sp.gov.br), aplicativo – disponível para Android e iOS – ou redes sociais; para as denúncias, marque @proconsp, indicando o endereço ou site do estabelecimento.
- Nova onda de jogos de azar em Portugal: Santiago Pereira sobre os casinos online seguros em 2025
- Mulher é ferida por cinco disparos de arma de fogo, no litoral norte de São Paulo
- Motorista atropela, foge sem prestar socorro e deixa dolescente com traumatismo craniano, em São José dos Campos
- Cidades do Vale do paraíba e Litoral Norte irão receber 350 novas câmeras de monitoramento
- Dois jovens ficam gravemente feridos na via Dutra, em São José dos Campos
- Quatro pessoas são presas pelo BAEP, por tráfico de drogas em São José dos Campos
- PCs 2 em 1 para produtividade: Por que você deveria considerar um?
- Jacareí recebe curso gratuito de esportes paralímpicos
- Criança é atropelada por idoso sem CNH conduzindo carro em Taubaté
- Jovem agride o pai e o namorado com pedaço de pau e bate no rosto de policial, após desacato em Taubaté
- Mulher é atacada por cães enquanto caminhava pelas ruas em Taubaté
- Pai e filho são salvos por bombeiro após afogamento na Praia Grande em Ubatuba
- Casal pratica furto e é preso em casa abandonada em Jacareí
- Corpo de um homem é achado em vala na zona rural de Ubatuba no Litoral Norte
- Corpo de adolescente é encontrado em Guaratinguetá
O VALE NEWS 3.0 ESTÁ CHEGANDO! Precisamos da sua ajuda para desenvolver Jornalismo colaborativo, livre e sem censura! clique aqui e contribua pela plataforma Benfeitoria ou aqui por PIX