A ideia surgiu nos preparativos para o Dia das Mães: para cada refeição entregue naquele fim de semana especial, uma outra seria doada para alguém que precisa. Diante do apelo social e solidário tão importantes neste momento, o esforço do restaurante Nibs Juice Bar deu certo e resultou em 100 pratos vendidos, que depois virariam quentinhas para alimentar o corpo e nutrir os sentimentos de pessoas que vivem num abrigo de São José dos Campos.
A preparação seguiu o capricho e os critérios habituais do estabelecimento que trabalha com comidas naturais. Carne com legumes e salada orgânicos, arroz branco, feijão e uma fruta para a sobremesa compuseram o cardápio das refeições servidas para os acolhidos no jantar da última sexta-feira (29).
Antes de entregar as refeições, a equipe do restaurante conversou com os abrigados e ressaltou o carinho e o cuidado empregados em cada refeição preparada. A atitude agradou e emocionou. Todos aplaudiram o momento.
Manasses Bevenuto da Silva, 44 anos, conhecido como Pernambucano, veio para a cidade e vive no abrigo há 3 meses. Para ele, mais que a refeição propriamente dita, a ação trouxe alegria e a sensação de ser lembrado “Foi muito bom. O gesto deles de fazer a comida com carinho e trazer para a gente, conversar e explicar foi muito bom. Fiquei feliz”.
Ele disse ainda que aprecia as refeições servidas no abrigo, mas que um tempero diferente de vez em quando também é bom.
Detalhes
“Você é importante no mundo. Só você pode mudar seu destino. Força e Fé”.
Além do alimento, cada marmita continha uma mensagem de valorização e incentivo, tudo pensado em detalhes para que os acolhidos tivessem um jantar especial.
Para a proprietária do restaurante e responsável pela ação, Ana Kelry Coelho, a iniciativa é uma forma de retribuir pelo fato da empresa estar conseguindo sobreviver durante este período.
Além disso, é uma maneira de ajudar as pessoas que estão tendo um impacto maior e mostrar a elas o quanto são especiais. “Queremos que eles saibam que são importantes para nós e para o mundo”.
Parceria pelo bem
Antes de fazer a doação, Ana procurou a Prefeitura de São José dos Campos para buscar a melhor forma de contribuir. “Sabemos do trabalho que a Prefeitura faz para cuidar, abrigar e encaminhar estas pessoas. Por isso é importante não favorecer a permanência delas na rua entregando alimentos e outras coisas que elas precisam fora dos espaços adequados”.
Voluntários e empresas que quiserem fazer doações para pessoas que vivem nos abrigos podem procurar a Secretaria de Apoio Social ao Cidadão na rua Henrique Dias, 363, Monte Castelo, ou pelo telefone 3909-2655.
Para entregar refeições àqueles que ainda estão em situação de rua, a orientação é fazer contato com o Centro Pop, espaço da Prefeitura destinado a alimentação, banho e assistência deste público.
A unidade funciona 24h e fica na Rua Itororó, Jardim Paulista, ao lado da Rodoviária. O telefone para contato é o 3921-7080.
- Taubaté tem 100% de ocupação pelo 3º dia consecutivo
- Janeiro já registra 237 mil casos novos de COVID-19 em SP, 16 mil a mais que dezembro i
- Flamengo perde para Athletico-PR; Internacional dispara na liderança
- Quatro jogadores e presidente do Palmas morrem em acidente aéreo
- Vasco vence Atlético-MG por 3 a 2 e deixa o Z4
- Justiça suspende pagamento do IPVA para pessoas com deficiência em SP
- Prefeitura de Pinda publica novo decreto
- Taubaté entra na Fase Vermelha. Veja o que pode e não pode
- O que é preciso saber para o segundo dia do Enem
- Identificadas novas moléculas associadas à hiperinflamação na COVID-19
- Colinas Shopping recebe selo de sustentabilidade pelo consumo de energia renovável
- Nota da ACI de São José dos Campos frente a regressão da RMVale à fase vermelha do Plano São Paulo
- Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio de R$ 22 milhões
- Museus do Governo localizados em Tupã e Campos do Jordão interrompem suas atividades
- Presos do Vale do Paraíba farão cursinho preparatório para provas do Enem