Início Litoral Norte Dia mundial dos oceanos: Cinema Nosso lança série no YouTube que mostra...

Dia mundial dos oceanos: Cinema Nosso lança série no YouTube que mostra o impacto de projetos socioambientais

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

No dia 02 de junho, Dia Mundial dos Oceanos, às 17h, acontecerá o lançamento dos novos episódios da série Futuro em Movimento, que retrata diferentes pessoas e quais caminhos percorreram até conseguir promover mudanças positivas em suas comunidades e suas vidas.

Cada episódio mostra ao público que o conhecimento, a criatividade e a determinação são grandes aliados da busca por uma vida sustentável e saudável. Isso se dá através de uma narrativa de vida de um personagem, seja autor ou beneficiário de um projeto que tem apoio da Petrobras. Na terça-feira, vão ao ar dois episódios que falam da importância do ecossistema marinho na transformação de vidas e manutenção de história local. Ao todo, serão de 26 filmes, cada um com duração de 10 a 15 minutos.

Em “Viva o Peixe Boi Marinho”, a série conta a história de Genilson Geraldo, que nunca tinha visto o animal, e, através do projeto, virou um grande aliado na luta pela conservação da espécie em Barra do Mamanguape, litoral norte da Paraíba.

Já no episódio “Memórias Reveladas”, é contada a história de Emiliano Bernardo, que mantém viva a cultura caiçara. Ele resgata, através da história, contos narrados pelos mais velhos moradores das comunidades da cidade de Ilhabela, litoral norte de São Paulo.

No canal da série no Youtube já estão disponíveis os quatro primeiros capítulos —Cinema Nosso, Unicirco, De olho na água e Semeando sustentabilidade—  que falam de como a união, coletividade, cooperação e solidariedade são capazes de transformar ações e espaços populares.

A série é uma ação do projeto Cinema Nosso – Arte, Educação e Tecnologia, com o patrocínio da Petrobras, que conta com programas de formação audiovisual para crianças e jovens de periferia. A equipe de produção do “Futuro em Movimento” foi composta por profissionais formados no Cinema Nosso, que viajaram o país conhecendo personagens com histórias de vidas transformadoras.

Sinopse dos episódios:

Dia 02 de junho – Dia Mundial dos Oceanos

Viva  o Peixe Boi Marinho – Genilson dos Santos nunca tinha visto o animal e, através do projeto, pode conhecer e se apaixonou pela preservação do meio ambiente e desse animal único.

Memórias Reveladas – Emiliano Bernardo une sua paixão pela Ilhabela com a da cultura caiçara no projeto Memórias Reveladas. Neste episódio, o projeto que enaltece os saberes e valores da comunidade.

O lançamento será totalmente online e haverá um bate-papo com representantes dos projetos ao vivo após a exibição dos episódios. 

Cinema Nosso

Cinema Nosso foi constituído informalmente no ano de 2000 – então sob o nome Nós do Cinema –, a partir do processo de seleção de elenco para o filme “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles e Kátia Lund. É após ao filme 7 lideranças de periferia decidem fundar a primeira escola popular de audiovisual do Rio de Janeiro. Hoje, é um centro de inovação e tecnologia oferecendo projetos para infância e juventude, com metodologia Certificada no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2019 e premiada pelo Itaú social 2017; recebeu o prêmio Economia Criativa, Ministério da Cultura 2012  e o  prêmio Rio Sociocultural, 2010. E aliada ao movimento STEAM e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A produção de narrativas, bem como o cuidado e no acompanhamento dos participantes, respeitando sua trajetória e vivência está no DNA da instituição. 

Episódios já exibidos e disponíveis no YouTube:

Cinema Nosso – Sinopse: Manuela Pereira tem 10 anos e dividia seu tempo livre entre a tevê e os jogos de celular, isso foi antes de conhecer o projeto do Cinema Nosso. Neste episódio conheça o projeto que te ensina a produzir games, filmes e muito mais.

Unicirco – Sinopse: Michel Petterson é um jovem que encontrou sua vocação numa carreira que nunca imagina, num circo. Conheça o projeto Unicirco e como através das artes circenses muda a vida de jovem e traz alegria a muitas crianças.

De olho na água – Francisca Batista cozinheira ganhou reconhecimento nacional através de seu trabalho no projeto De olho na água. Conheça este projeto que trabalha a educação ambiental com um gosto a mais.

Semeando sustentabilidade – Cidinho mudou a forma de ver a preservação florestal depois de conhecer o projeto Semeando Sustentabilidade. Neste episódio conheça o projeto que junta reflorestamento com agricultura para um melhor desenvolvimento sustentável.

Serviço:

Novos episódios – Série Futuro em Movimento (online) – Dia 02 de junho

Canal do Cinema Nosso no Youtube – https://www.youtube.com/user/cinemanosso com transmissão também pelo facebook Projeto Cinema Noss


Publicidade