Criada em 2018, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Pindamonhangaba dá mais um avanço no combate ao crime no município. Após o treinamento e cursos de seu efetivo, a Prefeitura recebeu nesta semana 25 pistolas da marca Taurus para implantar o policiamento armado.
“A figura do Guarda Municipal foi criada em 1957 e agora se adequou à legislação federal com seu novo modelo aprimorado, passando a ser denominada de Guarda Civil Metropolitana”, afirmou o secretário de Segurança, José Sodário Viana.
A GCM passou a integrar o sistema de segurança pública e agora pode atuar com novo perfil e atribuições, integrada e sistêmica com outros órgãos policiais como Polícia Militar e Civil, bem como fiscalizar trânsito e atuar armada.
Segundo o Sodário, é um momento de modernização da segurança pública de Pindamonhangaba, pois o antigo modelo de guarda que exercia a segurança patrimonial agora passa a atuar de forma mais profissional para proteger o cidadão.
“É um novo momento pois criamos a Ouvidoria e Corregedoria específicas para a GCM e treinamos os guardas que optaram em aderir ao novo perfil, com cursos de direito administrativo e penal, exame de aptidão psicológica, curso de arma (escrito e prática), curso de controle com tonfa e escudo”, afirmou Sodário.
O secretário frisou que todo esse processo vem sendo realizado ao longo dos últimos dois anos para que nossa GCM possa atuar na rua de forma armada, assim que finalizar a documentação burocrática que já se encontra na Polícia Federal.
“Dos atuais 117 agentes de nossa nova GCM, acreditamos que cerca de 40 guardas serão aprovados para atuar de forma armada. Seguimos todos os protocolos e leis em vigor, sempre com um único objetivo: trazer um avanço no combate ao crime no município e melhorar a nossa segurança”, afirmou Sodário.
O prefeito Isael Domingues acredita que o recebimento das pistolas é um marco na história da segurança pública de Pindamonhangaba. “Estamos agindo com muita força na segurança com ações inéditas. Assim como o Guarda Bike, o Canil com três cães, as novas viaturas, a implantação do COI e a aquisição de uniformes, jaquetas e coletes balísticos, a implantação da guarda armada é outra ação implacável para deixar Pindamonhangaba mais segura”, afirmou o prefeito.
- Homem de 57 anos é resgatado pelo Corpo de Bombeiros em Ubatuba
- Casal gay tenta comprar recém nascido no amazonas, se entregam à polícia em Ilhabela
- Polícia Civil investiga um caso de tentativa de homicídio em Pindamonhangaba
- Corpo de Bombeiros realiza resgate de um grupo de capivaras que caíram dentro de reservatório de água em Ubatuba
- Perfume Lattafa Bade’e Al Oud Sublime vale a pena?
- Ciclista morto por trem, é identificado pela Polícia em Pindamonhangaba
- Polícia Militar apreende um adolescente por tráfico de drogas em Caçapava
- INFOSIGA divulga dados relacionados com mortes em acidentes de trânsito no Vale do Paraíba no primeiro semestre de 2025
- Ciclista se envolve em acidente com trem e morre em Pindamonhangaba
- Casal é suspeito de balear um rapaz com tiro na cabeça em Pindamonhangaba
- Homem morto na área da Basílica, é identificado pela Polícia Civil e Santuário Nacional se manifesta por nota em Aparecida
- Polícia Civil investiga a morte de um homem encontrado com marcas de violência e tiros em Natividade da Serra
- Moon Bar e Lounge estreia novos projetos musicais e reforça diversidade artística
- 30ª Festa do Peão de Boiadeiro de Piracicaba elege a sua corte
- Carina Santos potencializa sua carreira e ganha destaque na gestão de eventos corporativos