Início Caraguatatuba Leitos prontos e aquisição de tomógrafo computadorizado concluem 2ª fase do Plano...

Leitos prontos e aquisição de tomógrafo computadorizado concluem 2ª fase do Plano de Contingência da Saúde em Caraguá

Foto: Divulgação/PMC

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, promoveu na tarde desta segunda-feira (25/05) uma visita técnica na UPA Centro, que atualmente funciona como Pronto Atendimento 24 horas para Covid-19.

Acompanhado de técnicos da Secretaria de Saúde e de funcionários da empresa terceirizada João Marchesi, o prefeito apresentou o ambiente hospitalar, as alas (enfermaria, urgência e emergência) e anunciou as medidas da 2ª fase do Plano de Contingência da Saúde na cidade.

Publicidade

A Prefeitura de Caraguatatuba já iniciou a implantação da 2ª fase do Plano de Contingência da Saúde para o combate ao Covid-19 (novo coronavírus).

Essa fase consiste na instalação de 17 respiradores, todos já em funcionamento: 12 respiradores na UPA Covid-19 (Centro), três respiradores na UPA Sul e dois respiradores na UPA Norte.

Além disso, já foi finalizada a reforma geral do 2º andar da UPA Centro, que já começa a receber mais 80 leitos voltados para Covid-19. Outros 20 leitos serão instalados na UPA Sul.

A ideia é que estes leitos sejam usados para monitorar e estabilizar pacientes para que sejam transferidos para a Casa de Saúde Stella Maris ou Hospital Regional somente em casos de extrema gravidade.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, já foram adquiridos também mais 10 monitores multiparamétricos e a locação de outros cinco respiradores com monitor.

Foto: Divulgação/PMC

“Estamos montando as estruturas e espero que não haja necessidade de usarmos. Mas se precisarmos, todos os equipamentos estarão prontos para salvar vidas”, disse o prefeito Aguilar Junior.

Segundo ele, o Plano de Contingência foi pensando para que houvesse economia e que a estrutura pudesse ficar a disposição da cidade após a pandemia. “Por isso pensamos na criação de leitos na estrutura já existente da UPA Centro. Fizemos as adaptações, compramos as camas e agora estamos instalando os leitos”, explica.

Estiveram presentes também na visita técnica a presidente do Fundo Social, Samara Aguilar, vereadores, membros do Conselho Municipal de Saúde e a imprensa regional.

Tomógrafo computadorizado

Outra novidade anunciada pelo prefeito Aguilar Junior na visita técnica foi a aquisição de um tomógrafo computadorizado que será instalado até o final da semana na UPA Centro.

Com isso, o fluxo do paciente Covid-19 será o seguinte: pacientes com sintomas característicos da doença entram pela UPA Central, colhem exames (PCR ou pesquisa de anticorpos) e realizam tomografia computadorizada. Como o resultado do exame demora a sair, a ideia da administração é testar “em massa” pela tomografia.

Segundo o Ministério da Saúde, como o vírus tem como alvo principal o sistema respiratório, imagens de tomografia computadorizada do tórax (pulmões) tem desempenhado um importante papel principalmente na detecção de pneumonia em pacientes considerados altamente suspeitos (mas ainda sem confirmação laboratorial), já que em estudos feitos com pacientes com comprovação laboratorial para a Covid-19, as imagens de tomografia demonstraram características de lesões pulmonares bastante específicas para esta doença.

1ª fase

Foto: Divulgação/PMC

A 1ª fase do Plano de Contingência da Saúde no combate ao Covid-19 em Caraguatatuba já foi concluída.

Nela estavam previstos o decreto municipal de quarentena, barreiras sanitárias, atendimento diferenciado nas Unidades de Saúde, criação da UPA Central somente para Covid-19, entrega domiciliar de medicamento de alto custo, vacinação contra gripe (H1N1) para idosos em casa, decreto de uso de máscaras, além de ambulâncias exclusivas para pacientes com suspeitas para o novo coronavírus.

Nesta fase foram criados 39 leitos exclusivos para Covid-19 na Casa de Saúde Stella Maris (sendo sete leitos de UTI Covid, 20 de Enfermaria Adulta Covid e 12 de Enfermaria Pediátrica Covid),

Além disso, o prefeito negociou com o Estado a abertura de 10 leitos de UTI e 10 leitos de Enfermaria Covid-19 no Hospital Regional, já em funcionamento desde 30 de março. Mais quatro leitos de UTI e quatro de Enfermaria entraram em funcionamento desde a semana passada.