Início Pindamonhangaba Prefeitura de Pinda informa que data para volta às aulas na Rede...

Prefeitura de Pinda informa que data para volta às aulas na Rede Municipal não está definida

(Fotos: Saulo Fernandes/Vale News)
Publicidade

A Secretaria de Educação de Pindamonhangaba está em constante contato com a Secretaria Estadual de Educação, além de analisar dados da evolução dos casos de coronavírus no município e na região, para definição da retomada das aulas presenciais.

De acordo com a Secretária de Educação, Luciana Ferreira, ainda não existe uma data definida. “Nossa prioridade é a saúde dos estudantes, das pessoas que moram com eles – pais, irmãos, avós – e dos nossos profissionais. Desde modo, estamos monitorando os índices da doença, obtendo os dados com a Secretaria de Saúde sobre casos em Pindamonhangaba e região. Com base nisso, ainda mantemos conversas com outros municípios e com o Estado para um diagnóstico mais amplo da situação de pandemia. Tudo isso é debatido com nossa diretoria, nossos gestores e repassado ao Comitê de Enfrentamento ao Covid-19”.

Neste período, ela destacou o empenho em manter atividades complementares à distância aos alunos, por meio do link ead.apus.info. A plataforma de ensino foi desenvolvida em alinhamento com as necessidades do ensino público, se apresentando de maneira simples e intuitiva.

Para acessar, pais e alunos contam com senhas próprias e cada professor posta atividades para os alunos de sua turma. As primeiras aulas já foram disponibilizadas para os alunos e foram aprovadas.

De acordo com a diretora Pedagógica Elaine Prolungatti, pais e alunos receberam tutorial para acessarem a plataforma que é responsiva, ou seja, se adapta aos recursos utilizados: celular, computador ou tablet. “A expectativa é que os 14 mil alunos tenham acesso a conteúdos dinâmicos, enriquecedores, que complementem a aprendizagem. Vale lembrar que as crianças da Educação Especial terão atividades específicas com as profissionais do Atendimento Educacional Especializado”, explicou a diretora, lembrando que os alunos ou famílias que tiverem dificuldade de acesso poderão requerer atividades impressas na unidade escolar.

Segundo Luciana Ferreira, o ensino à distância realizado na Rede Municipal conta com a colaboração de toda a equipe da Educação, principalmente os professores, que estão disponibilizando os conteúdos online. Para a secretária, as atividades complementares disponibilizadas na plataforma são importantes para auxiliar na rotina de estudos dos alunos no período de quarentena.

“Consideramos, também, potencializar o uso das ferramentas digitais e favorecer maior participação das famílias nos estudos das crianças”, completou. Plataforma de EAD – A plataforma Apus Educacional conta com algumas funcionalidades e diferenciais, como o cadastro rápido e seguro; Interatividade Professor-Aluno por meio da criação e vinculação de cada turma ao seu professor, além de fórum criado para cada aula, onde os alunos poderão apresentar suas dúvidas frente ao conteúdo e poderão ser respondidos, ali mesmo, pelo professor; Criação e Inserção de Aulas: Por meio de uma fácil e simples ferramenta as aulas podem ser criadas com poucos cliques, e enriquecidas com vídeos (postados por meio de links do youtube), arquivos e links de sites; Acesso e Usuários: Cada usuário do sistema (aluno/ responsável/ docente/ gestor) tem sua própria senha de acesso, única e protegida por criptografia avançada, de forma a garantir mais segurança à aplicação.Todas as ações na plataforma são auditadas, gerando vasto controle de acessos, possibilitando subsidiar a todos os agentes envolvidos para o alcance dos objetivos.

Assim, todas as ações e interações ocorridas no ambiente serão registradas e poderão ser disponibilizadas por meio de relatórios, garantido e estruturando, assim, a documentação necessária para a comprovação de atividades letivas e funcionais conforme as regulamentações nacionais para o ensino à distância e o teletrabalho, além, é claro, de contribuir fundamentalmente para o cumprimento das 800 horas letivas anuais, de acordo com a legislação federal.


Publicidade