Início Coronavírus Enfermeira curada do novo coronavírus volta às atividades para ajudar outros pacientes...

Enfermeira curada do novo coronavírus volta às atividades para ajudar outros pacientes a vencer a doença

REUTERS / direitos reservados

A gerente de enfermagem do Hospital Edmundo Vasconcelos, Kátia Simone Cruz Azevedo, está na linha de frente do combate contra o novo coronavírus desde os primeiros registros da doença na cidade de São Paulo. A rotina de cuidados e tratamento com os contaminados mudou no momento em que ela tornou-se paciente da Instituição. 

Com o diganóstico positivo para o vírus, Kátia precisou passar por internação e isolamento, que segundo ela, não foram dias fáceis – mesmo com conhecimento técnico sobre o processo. “Fiquei oito dias em isolamento, e foi um momento complicado, mas sempre me mantive confiante”, explica. “Neste período percebi o quanto os meus colegas de trabalho se empenham em oferecer apoio médico e emocional para amenizar a distância da família e dos amigos, algo absolutamente necessário para a evolução do tratamento e evitar mais contaminações”, explica. 

Publicidade

Uma vez curada, a enfermeira, que trabalha há 22 anos no Hospital, não hesitou em voltar às atividades rapidamente para auxiliar no acompanhamento e no tratamento de outros pacientes. “No dia da alta, eu olhei todos e senti muita gratidão pelo que fizeram por mim e por outras pessoas. Compreendi a importância do nosso trabalho”, diz.  “Esta experiência reforçou minha empatia com os pacientes e suas individualidades, por isso, voltei com ainda mais empenho para ajudar a curar outras pessoas que estão passando pelo mesmo problema”, reforça. 

Ela lembra que, no período internada, um dos pontos mais importantes foi a ação de toda a equipe de empoderá-la com informação e comunicação, sem deixar de lado a palavra positiva. “Esse acolhimento e mensagem otimista de que vai ficar tudo bem, mesmo para nós profissionais, é o que faz a diferença e nos ajuda a ter força e fé para continuar”, salienta. “Certamente isso colaborou para que minha recuperação fosse mais rápida”, completa.

 HOSPITAL EDMUNDO VASCONCELOS

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Hospital Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 1.000 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 – Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o primeiro lugar no Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar na categoria Saúde – Hospitais, conquistado por três anos consecutivos, 2017, 2018 e 2019.

Rua Borges Lagoa, 1.450 – Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo.

Tel. (11) 5080-4000

Site: www.hpev.com.br

Facebook: www.facebook.com/HospitalEdmundoVasconcelos/

Twitter: www.twitter.com/Hospital_EV

YouTube: www.youtube.com/user/HospitalEV

Linkedin: www.linkedin.com/company/19027549

Instagram: www.instagram.com/hospitaledmundovasconcelos/