Início Pindamonhangaba Atendimento de urgência odontológica avança na saúde pública em Pinda

Atendimento de urgência odontológica avança na saúde pública em Pinda

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Um avanço inédito na saúde pública implantado recentemente pela Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba foi a ampliação do serviço de atendimento de urgência odontológica.

Graças a uma parceria entre Prefeitura e Santa Casa de Misericórdia, o atendimento de retaguarda odontológica emergencial atende hoje com três dentistas que trabalham em revezamento, de segunda a sexta-feira das 18h às 22h (regime de plantão a distância) e aos sábados, domingos e feriados das 9h às 17h, em regime de corpo presente.

“Pindamonhangaba, mais uma vez, dá um grande exemplo de investir bem os recursos da área da saúde, pois o projeto traz um grande avanço na saúde bucal de toda região, uma vez que poucas cidades contam com serviço nestes moldes”, afirmou o dentista Júlio César Norberto.

O atendimento teve início em meados de março e vem beneficiando grande parte da população. Aos finais de semana e feriados estão sendo atendidos, em média, entre 30 a 40 pacientes por mês.

“Anteriormente, a população contava com esse serviço até às 17h de sexta-feira e caso tivesse alguma urgência no final de semana ou feriado, seria atendido somente na segunda-feira. Frisamos que não é atendimento básico de consulta, e sim urgência e emergência”, explicou a secretária de Saúde, Valéria Santos.

Dentre todos os procedimentos realizados, destaca-se o curativo como o procedimento mais realizado, entretanto, o paciente ainda conta com serviços de abertura de canal com finalidade de eliminar a dor, drenagem de abscessos, extrações emergenciais, extrações a retalho, consulta e prescrição de medicações, estabilização de hemorragias, curetagem, entre outras situações de urgência.

O atendimento odontológico durante o dia no PS está suspenso durante este período da pandemia COVID-19, porém os consultórios odontológicos dos postos nos bairros seguem atendendo todas as urgências dos pacientes de suas áreas de abrangência, sendo que em algumas regiões os atendimentos estão concentrados em unidades estratégicas.

“É importante procurarem o serviço apenas nos casos de urgência mesmo, ou seja, dor forte. O tratamento e acompanhamento do paciente deve ser feito pelo dentista da rede municipal presente nos postos dos bairros”, afirmou a diretora de Assistência Farmacêutica e Saúde Bucal, Lídia Giroldo dos Santos.

“O atendimento é realizado por profissional odontológico especializado. Antigamente, o paciente dirigia-se ao PS e tomava apenas um analgésico. Hoje ele tem total suporte para na hora de uma emergência receber um atendimento digno”, afirmou o prefeito Isael Domingues.

Aprovação – Moradores de diversos bairros da cidade estão elogiando o atendimento odontológico. O morador do Crispim, Jovino, utilizou os serviços e aprovou o atendimento que recebeu destacando a agilidade numa hora de dor. Outro paciente, Mauro, destacou o ótimo atendimento e a excelente postura do profissional que lhe atendeu.

Reforma do CEO – Ainda no atendimento odontológico, a Prefeitura está realizando a reforma e melhor adequação para atender a população no Centro de Especialidade Odontológica (CEO), localizado no bairro do Crispim.


Publicidade