Início São José dos Campos Urbam realiza homenagem aos agentes ambientais em São José dos Campos

Urbam realiza homenagem aos agentes ambientais em São José dos Campos

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

A Urbam realiza nesta sexta-feira (15) homenagem aos agentes ambientais em comemoração Dia dos Agentes Ambientais (Dia do Gari), que acontece no próximo dia 16.

Os agentes ambientais da varrição e dos serviços de coleta feitos pela Urbam serão homenageados e receberão um kit de lanche nas entradas dos turnos, de forma organizada para não haver aglomerações. Neste sentido, os horários de entrada destes profissionais já estão alterados deste o início da pandemia da Covid-19, com meia hora de intervalo para separar as equipes nos vestiários e na saída da frota.

Fábio da Silva de Oliveira e Soraia Aref trabalham em dupla na varrição de ruas na região sul da cidade. Eles têm a dimensão da importância do trabalho ainda mais essencial neste momento da pandemia da Covid-19. “É gratificante saber que estamos contribuindo para a saúde das pessoas e também para a qualidade do meio ambiente. Não gosto de ver nenhum papel na rua que já quero limpar”, ressalta Fábio.

“Nosso trabalho deixa a cidade mais saudável e, com certeza, melhora a vida das pessoas”, lembra Soraia.

Além dos agentes ambientais da varrição, as equipes da Urbam realizam diversos serviços de coleta de resíduos: seletiva, eletroeletrônicos, resíduos de serviços de saúde, inservíveis, entre outras.

A Urbam reconhece e agradece a dedicação dos agentes ambientais neste trabalho essencial para a saúde e qualidade de vida dos joseenses, principalmente neste momento da pandemia.

Agentes Ambientais

Em 2007, os funcionários da limpeza pública da Urbam foram reconhecidos como agentes ambientais. A iniciativa faz parte de um programa de valorização profissional do trabalhador da limpeza urbana, que mantém a cidade limpa, colaborando para a saúde e a qualidade de vida da população, além da preservação ambiental.

O programa Agentes Ambientais também tem o objetivo de superar a realidade de discriminação e indiferença a que muitos desses trabalhadores estão sujeitos. Por isso, a Urbam busca o apoio da sociedade na valorização do trabalho desenvolvido por eles.

Como a população pode colaborar

  • Mantenha sua calçada limpa. A varrição das calçadas é de responsabilidade do morador.
  • Não jogue lixo nas ruas, utilize as lixeiras públicas ou guarde os resíduos para disposição na lixeira mais próxima.
  • Recolha as fezes do animal de estimação em saco plástico e as deposite nas lixeiras.
  • No trânsito, respeite a sinalização dos cones para segurança dos agentes ambientais.
  • Separe os materiais recicláveis para a coleta seletiva. Cuide para que o seu lixo não fique espalhado na calçada.
  • Embale adequadamente os cacos de vidros para não ferir os coletores.
  • Não deixe entulho e restos de construção na calçada. A cidade dispõe de PEV´s para a entrega gratuita desses resíduos.
  • Não coloque equipamentos eletroeletrônicos nas calçadas ou em lotes vagos. A Urbam tem um serviço gratuito de recolhimento nas residência. Agende pelo 156.
  • A Urbam recolhe pequenos animais mortos em residências e nas ruas. Agende pelo 156.

Publicidade