Início São José dos Campos Covid: São José dos Campos inicia testagem para mapear contaminação

Covid: São José dos Campos inicia testagem para mapear contaminação

Foto: Claudio Vieira/PMSJC

A Prefeitura iniciou nesta quarta-feira (13) uma nova testagem para mapear o grau de contaminação da população de São José dos Campos pela covid-19. O trabalho prossegue nesta quinta e o resultado deverá ser divulgado no início da próxima semana.

A exemplo da primeira pesquisa, nesses dois dias serão aplicados 450 testes rápidos para traçar um mapa estatístico da cidade. O trabalho será feito pelo instituto Indsat, especializado em indicadores de serviços públicos em todo o país. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos e confiabilidade de 95%.

Publicidade
Foto: Claudio Vieira/PMSJC

O grupo de pesquisadores está fazendo visitas domiciliares aleatórias acompanhados por profissionais de enfermagem da Secretaria de Saúde, que são os responsáveis pela aplicação dos testes. Devidamente identificados, eles batem nas casas, de forma aleatória, oferecendo a possibilidade de testagem. O resultado sai em cerca de 10 minutos.

Esta é a segunda pesquisa realizada por amostragem, em todas as regiões da cidade – a primeira aconteceu nos dias 16 e 17 de abril e apontou que 3,11% das pessoas submetidas ao teste tiveram contato com o vírus.

De acordo com os dados da primeira pesquisa, considerando 720 mil habitantes, o índice de 3,11% permitiu afirmar que São José dos Campos teria, há praticamente um mês, cerca de 22 mil pessoas contaminadas pelo novo coronavírus, a grande maioria assintomáticas.

Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Esse mapa pode ajudar a compor as estratégias da Prefeitura para as medidas de isolamento seletivo que deverão ser adotadas brevemente.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a testagem é uma das ferramentas mais importantes para desenhar o cenário de uma epidemia na população. Os testes ajudam a isolar os pacientes assintomáticos, que são importantes vetores na disseminação do vírus.