O projeto Cronologia do Choro Joseense, que reúne os coletivos de música Conversa Afiada e Conversa de Cordas para homenagear grandes nomes do gênero em São José dos Campos, encontrou no ambiente virtual um meio para continuar com o trabalho durante a quarentena imposta pela pandemia do novo coronavírus.
Desde o dia 30 de abril, os músicos estão cumprindo um cronograma de atividades virtuais com programação que inclui lançamento de vídeos gravados a distância nas redes sociais do projeto, disponibilização das partituras para quem quiser fazer download e uma live especial.

Aprovado em edital da FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo) para receber financiamento do Fundo Municipal de Cultura, o projeto teve início em dezembro e é baseado na pesquisa sobre a obra de antigos e novos compositores do choro na cidade. Ele prevê a realização de shows gratuitos em espaços públicos do município, quatro concertos didáticos em escolas, além da disponibilização para o público das partituras das músicas que compõem o roteiro dos shows. São homenageados compositores como Elmano Veloso, João Silva e o maestro, saxofonista e clarinetista José Antonio da Cunha.
Por conta da pandemia, o programa teve que ser modificado e os shows presenciais adiados. A saída encontrada para não parar o projeto foi lançar um cronograma de atividades virtuais – com aprovação da FCCR – que teve início no dia 30 de abril e segue, inicialmente, até o dia 31 de maio.
O Cronograma
A programação virtual teve inicio com um vídeo explicando o roteiro de atividades deste mês. A próxima atração está programada para esta segunda-feira (11), com um vídeo (Instagram e Facebook) do diretor musical, José Marcos Manoel, falando sobre a produção musical a distância e sobre as músicas e compositores escolhidos para o repertório do projeto, entre eles o maestro Cunha, do celebrado Clube do Choro Pixinguinha.
No dia 13, será realizada a divulgação do primeiro vídeo (Youtube, compartilhado no Facebook e Instagram) gravado a distância pelos integrantes dos coletivos.
O arranjador Carlos Alexandre Wuensche fala no dia 21 sobre o processo de criação dos arranjos. (Facebook e Instagram). Já a publicação das partituras das músicas do Cronologia do Choro Joseense será realizada no dia 22, na página do projeto no Facebook.
No dia 28, haverá a divulgação do segundo vídeo gravado a distância e, finalmente, no dia 31 de maio, domingo, os músicos fazem a “Live do Cronologia do Choro Joseense”, um show com participação de todo o elenco.
Acompanhe tudo pelas redes sociais do projeto:
https://www.facebook.com/cronologiadochoro/
- Empresária celebra ótimo momento e comemora aniversário na Pepis Indaiatuba
- Trabalhe no Tomorrowland Brasil 2025: empresa abre 30 vagas para funções de acesso e orientação
- CAOS NA SAÚDE: A verdade sobre a agressão no CAPS II de Taubaté
- Sofia Brasil ultrapassa a marca de um milhão de views no YouTube
- Luiz Miguel & Daniel comemoram 18 anos de carreira e convidam grandes artistas para celebração
- Micarla conquista Barretos: Voz, fé e reconhecimento nacional garantem retorno em 2026
- Cantora Silviane Soares estará apresentando o seu show no Rodeio Itu Festival
- Jogos do Palmeiras no Mundial lideraram apostas entre brasileiros
- Evento reúne executivos em Sumaré para discutir aplicações práticas da Inteligência Artificial
- O papel dos intercambistas nativos nas aulas de inglês: aproximação cultural além da gramática
- Aposta ao vivo: emoção multiplicada ou cilada para os impulsivos?
- Alguns hábitos para reduzir o valor da conta de energia
- João Flávio & Rafael apresentam o single “Sua melhor pessoa”
- Made in Cancun: Moon Bar e Lounge revive sucessos dos anos 90 e 2000
- Organização marca edição histórica da 30ª Festa do Peão de Boiadeiro de Piracicaba