Início São José dos Campos Combate ao fluxo do funk é intensificado na quarentena em São José...

Combate ao fluxo do funk é intensificado na quarentena em São José dos Campos

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

A Polícia Militar, com o apoio da Prefeitura por meio do programa São José Unida, intensificou o combate ao fluxo do funk com o objetivo de garantir o sossego da população e dispersar aglomerações para impedir a propagação do coronavírus durante a quarentena.

Somente nos dois últimos finais de semana, foram apreendidos 61 carros e 21 motos em operações conjuntas da Patrulha do Sossego Público em bairros da zona sul, principalmente no Campo dos Alemães.

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)

A ofensiva contou com a participação de guardas civis municipais, fiscais do DFPM (Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais) e agentes de Mobilidade Urbana, em parceria com policiais militares.

Foram atendidas 48 reclamações da população por meio da Central 156, sendo que 11 eram de fluxo do funk, 36 pequenas aglomerações e 1 de barulho em residência.

A Patrulha do Sossego Público foi instituída em 2017 e realiza operações de combate ao fluxo do funk todos os finais de semana e feriados.

Para ampliar as ações, em 2020 a Guarda Civil Municipal implantou a Operação Fluxo Zero, enquanto a Polícia Militar tem realizado a Operação Paz e Proteção.

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)

Trabalho ampliado

O combate ao fluxo do funk tem sido intensificado pela Prefeitura desde 2018.

Em 2019, foram aplicadas 2.229 multas, sendo 1.241 por som alto e 988 por estacionamento irregular. Este número representa um aumento de 28% em relação a 2018, quando foram realizadas 1.741 autuações. Deste total, foram 1.198 multas por som alto e 543 por estacionamento irregular.

Além da intensificação das ações, a Prefeitura também tem obtido sucesso no impedimento e nas interdições de fluxos do funk.

Em 2018 e 2019, foram evitados 67 eventos em chácaras e outros locais, garantindo o sossego da população.

Apoio popular

Os bons resultados também se devem à colaboração da população através de denúncias pela Central 156 (telefone, aplicativo e site), pelo 153 da Guarda Civil Municipal e pelo 190 da Polícia Militar.

Somente no 156, foram feitas 5.446 reclamações de perturbação do sossego público em 2018 e 2019.

A Prefeitura orienta os munícipes a continuarem denunciando pelo 156 e 153, ajudando a Administração no combate ao fluxo do funk.

Força-tarefa

A Patrulha do Sossego Público foi criada na atual Administração para formar uma força-tarefa que une fiscalização e policiamento ostensivo no combate a fluxos de funk, infrações à Perturbação do Sossego Público, à lei das calçadas e outras violações.

Todas as sextas, sábados, domingos e feriados, são realizadas ações com base no levantamento de informações sobre fluxos programados e anunciados nas redes sociais, assim como em função das reclamações de moradores.

São José Unida

O São José Unida foi implantado pela Prefeitura em 2017 e reúne todas as forças de segurança que atuam no município com o objetivo de prevenir a violência e diminuir os índices criminalidade, o que tem acontecido mês a mês, de acordo com as estatísticas divulgadas pela SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública).

Participam do programa GCM (Guarda Civil Municipal), DFPM (Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais), agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Federal, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Detran-SP.


Publicidade