Na infantaria do combate à pandemia, os profissionais de saúde que atuam na ala da covid-19 do Hospital Municipal de São José dos Campos simbolizam a esperança para os internados ali. Mais do que os cuidados necessários a quem sofre com os sintomas da nova doença, eles oferecem o atendimento humanizado, que traz o alívio e transforma a vida de todos.
Para pacientes e familiares, as mulheres e os homens de roupa branca são os heróis no enfrentamento ao novo coronavírus. Palavras de gratidão são as que mais se ouve durante as altas. Ninguém é esquecido pelas pessoas que são recuperadas por médicos, enfermeiras, técnicos e auxiliares de enfermagem.
Essa relação está ficando cada vez mais forte. Numa parceria entre a Prefeitura e a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), gestora do hospital, e a Multicard, passou a ser usada na unidade uma credencial diferenciada, confeccionada pela empresa, que mostra o rosto e o nome do profissional.
Cada colaborador escolheu a foto que mais lhe agradou. É uma imagem descontraída, sem a formalidade dos crachás convencionais. Embaixo vem escrita a expressão “Por trás da máscara” para lembrar que tem um ser humano ocupado em salvar vidas.
“A medida visa humanizar o atendimento, trazendo para a visibilidade quem é aquela pessoa”, afirmou o diretor técnico do Hospital Municipal, Carlos Alberto Maganha. E os próprios profissionais aprovaram a iniciativa, pois é muito difícil a comunicação quando se está paramentado com avental, máscara, protetor facial, luvas e outros itens necessários para proteger aqueles que não podem cair na luta contra o inimigo invisível.
Nobre missão
Gabriel Cruz > Médico
“Minha experiência como médico no setor covid não poderia ser mais gratificante. Recebemos toda a assistência necessária para nós e os pacientes. E com isso, aos pouquinhos, estamos conseguindo vencer. E muitas vezes temos a alegria de devolver os pacientes para as famílias com saúde.”
Thales di Tano > Médico
“São José dos Campos é referência em tratamento na região. Os pacientes têm um suporte adequado para minimizar os danos da doença. Todos os funcionários do setor estão passando por treinamento e diariamente são submetidos a protocolos. Não nos faltam equipamentos de proteção individual durante nossos plantões. Acredito que no final disso tudo conseguiremos minimizar os efeitos da doença e se tornar referência para muitos lugares.”
Marina Viana Consorte > Enfermeira
“É um desafio estar trabalhando aqui, mas é muito gratificante por poder ajudar. Estamos dando nosso melhor e tomamos muito cuidado para não nos contaminar. Estamos na luta.”
Viviane Aparecida de Souza > Auxiliar de enfermagem
“Estamos juntos no combate desse novo vírus, e sei que estamos preparados para o combate dessa doença. Nossa instituição tem nos dado todos os EPIs necessários para essa pandemia. Sei que nós, profissionais, estamos preparados para enfrentar esse momento.”
- Taubaté tem 100% de ocupação pelo 3º dia consecutivo
- Janeiro já registra 237 mil casos novos de COVID-19 em SP, 16 mil a mais que dezembro i
- Flamengo perde para Athletico-PR; Internacional dispara na liderança
- Quatro jogadores e presidente do Palmas morrem em acidente aéreo
- Vasco vence Atlético-MG por 3 a 2 e deixa o Z4
- Justiça suspende pagamento do IPVA para pessoas com deficiência em SP
- Prefeitura de Pinda publica novo decreto
- Taubaté entra na Fase Vermelha. Veja o que pode e não pode
- O que é preciso saber para o segundo dia do Enem
- Identificadas novas moléculas associadas à hiperinflamação na COVID-19
- Colinas Shopping recebe selo de sustentabilidade pelo consumo de energia renovável
- Nota da ACI de São José dos Campos frente a regressão da RMVale à fase vermelha do Plano São Paulo
- Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio de R$ 22 milhões
- Museus do Governo localizados em Tupã e Campos do Jordão interrompem suas atividades
- Presos do Vale do Paraíba farão cursinho preparatório para provas do Enem