Na infantaria do combate à pandemia, os profissionais de saúde que atuam na ala da covid-19 do Hospital Municipal de São José dos Campos simbolizam a esperança para os internados ali. Mais do que os cuidados necessários a quem sofre com os sintomas da nova doença, eles oferecem o atendimento humanizado, que traz o alívio e transforma a vida de todos.
Para pacientes e familiares, as mulheres e os homens de roupa branca são os heróis no enfrentamento ao novo coronavírus. Palavras de gratidão são as que mais se ouve durante as altas. Ninguém é esquecido pelas pessoas que são recuperadas por médicos, enfermeiras, técnicos e auxiliares de enfermagem.

Essa relação está ficando cada vez mais forte. Numa parceria entre a Prefeitura e a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), gestora do hospital, e a Multicard, passou a ser usada na unidade uma credencial diferenciada, confeccionada pela empresa, que mostra o rosto e o nome do profissional.
Cada colaborador escolheu a foto que mais lhe agradou. É uma imagem descontraída, sem a formalidade dos crachás convencionais. Embaixo vem escrita a expressão “Por trás da máscara” para lembrar que tem um ser humano ocupado em salvar vidas.
“A medida visa humanizar o atendimento, trazendo para a visibilidade quem é aquela pessoa”, afirmou o diretor técnico do Hospital Municipal, Carlos Alberto Maganha. E os próprios profissionais aprovaram a iniciativa, pois é muito difícil a comunicação quando se está paramentado com avental, máscara, protetor facial, luvas e outros itens necessários para proteger aqueles que não podem cair na luta contra o inimigo invisível.

Nobre missão
Gabriel Cruz > Médico
“Minha experiência como médico no setor covid não poderia ser mais gratificante. Recebemos toda a assistência necessária para nós e os pacientes. E com isso, aos pouquinhos, estamos conseguindo vencer. E muitas vezes temos a alegria de devolver os pacientes para as famílias com saúde.”
Thales di Tano > Médico
“São José dos Campos é referência em tratamento na região. Os pacientes têm um suporte adequado para minimizar os danos da doença. Todos os funcionários do setor estão passando por treinamento e diariamente são submetidos a protocolos. Não nos faltam equipamentos de proteção individual durante nossos plantões. Acredito que no final disso tudo conseguiremos minimizar os efeitos da doença e se tornar referência para muitos lugares.”
Marina Viana Consorte > Enfermeira
“É um desafio estar trabalhando aqui, mas é muito gratificante por poder ajudar. Estamos dando nosso melhor e tomamos muito cuidado para não nos contaminar. Estamos na luta.”
Viviane Aparecida de Souza > Auxiliar de enfermagem
“Estamos juntos no combate desse novo vírus, e sei que estamos preparados para o combate dessa doença. Nossa instituição tem nos dado todos os EPIs necessários para essa pandemia. Sei que nós, profissionais, estamos preparados para enfrentar esse momento.”
- Empresária de Itupeva lança boutique que une leveza, liberdade e autenticidade
- Gusttavo Lima abre a 45ª edição da Festa do Peão de Boiadeiro de Itapecerica da Serra
- Cabelo de salão em casa: cuidados que fazem a diferença no dia a dia
- 5 Dicas para usar bolsas como peça chave para transformar seu look
- Como montar um PDV eficiente e atrativo para aumentar as vendas?
- Rainha FAICI 2025 será conhecida neste final de semana
- Matheus & Lorenzo gravam “Referências – Moda e Churrasco” em Chapadão do Sul
- Vinho aberto: quanto tempo dura e como conservar?
- Airfryer com função grill, forno ou vapor: qual vale mais a pena?
- Investimentos: Como gerenciar riscos no day trade?
- Cuidados importantes na hora de limpar os seus eletrodomésticos
- Categorias da CNH: saiba regras e veículos permitidos de cada uma
- Como o CRM ajuda a reduzir o ciclo de vendas e acelerar o faturamento?
- Mundo cripto: O Impacto do Ethereum 2.0 nas novas aplicações da rede
- Fez bariátrica? Saiba como não perder massa muscular após a cirurgia