Início São José dos Campos Combate ao corona ganha câmera que identifica paciente febril em São José...

Combate ao corona ganha câmera que identifica paciente febril em São José dos Campos

Foto: Charles de Moura/PMSJC
Publicidade

Um equipamento desenvolvido para uso militar é mais um reforço no enfrentamento ao novo coronavírus em São José dos Campos. Trata-se de um sistema de vigilância que consegue identificar pessoas que estejam em estado febril, um dos principais sintomas da covid-19.

Numa parceria entre a Prefeitura e Akaer, empresa sediada na cidade, a câmera termal foi instalada nesta quinta-feira (30) no Hospital Municipal. Em fase final de adaptação, calibração e testes, ela será muito importante para atender as necessidades diárias da equipe médica da unidade.

Segundo a empresa, a escolha de São José se deve à importância da cidade no Brasil, principalmente por ser um polo de tecnologia e inovação.

O equipamento, denominado Opto-ThermoScan, ficará disponível no hospital enquanto a Prefeitura tiver necessidade. Ele é capaz de monitorar a temperatura corporal de um indivíduo em um grupo a distância, sem intervenção do profissional de saúde. Além de melhorar o processo de triagem, o mecanismo reduz o risco de contágio.

Foto: Charles de Moura/PMSJC

Para o presidente da Akaer, César Silva, o objetivo é contribuir para o país neste momento difícil na área de saúde pública, com reflexos na economia e efeitos imprevisíveis que podem durar um longo período. “Ficamos felizes por poder ajudar com esse trabalho pioneiro em São José dos Campos.”

Foto: Charles de Moura/PMSJC

Na opinião da Prefeitura, a iniciativa da empresa é de grande importância no enfrentamento da pandemia, ainda mais com tecnologia desenvolvida na cidade para ser usada na área de saúde.


Publicidade