Um equipamento desenvolvido para uso militar é mais um reforço no enfrentamento ao novo coronavírus em São José dos Campos. Trata-se de um sistema de vigilância que consegue identificar pessoas que estejam em estado febril, um dos principais sintomas da covid-19.
Numa parceria entre a Prefeitura e Akaer, empresa sediada na cidade, a câmera termal foi instalada nesta quinta-feira (30) no Hospital Municipal. Em fase final de adaptação, calibração e testes, ela será muito importante para atender as necessidades diárias da equipe médica da unidade.
Segundo a empresa, a escolha de São José se deve à importância da cidade no Brasil, principalmente por ser um polo de tecnologia e inovação.
O equipamento, denominado Opto-ThermoScan, ficará disponível no hospital enquanto a Prefeitura tiver necessidade. Ele é capaz de monitorar a temperatura corporal de um indivíduo em um grupo a distância, sem intervenção do profissional de saúde. Além de melhorar o processo de triagem, o mecanismo reduz o risco de contágio.
Para o presidente da Akaer, César Silva, o objetivo é contribuir para o país neste momento difícil na área de saúde pública, com reflexos na economia e efeitos imprevisíveis que podem durar um longo período. “Ficamos felizes por poder ajudar com esse trabalho pioneiro em São José dos Campos.”
Na opinião da Prefeitura, a iniciativa da empresa é de grande importância no enfrentamento da pandemia, ainda mais com tecnologia desenvolvida na cidade para ser usada na área de saúde.
- Recém-chegada no São José, goleira Renata May supera desafios e espera fazer história
- São Francisco Xavier recebe sede do Ponto Rural e Sala do Empreendedor
- CSI evita furto de nova câmera de vigilância na região norte de São José dos Campos
- Comitê de Blitze encerra mais uma festa clandestina e fecha bares e tabacaria em SP
- Toque dos sinos por vítimas da Covid-19 no Domingo da Misericórdia em Aparecida
- Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 33 milhões
- Caixa paga hoje auxílio emergencial a nascidos em março
- Caraguatatuba sai da fase emergencial e diminui restrições