Início São José dos Campos Moradores de São José dos Campos elogiam entrega de máscaras pela Prefeitura

Moradores de São José dos Campos elogiam entrega de máscaras pela Prefeitura

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou, nesta segunda-feira (27), a distribuição gratuita de 100 mil máscaras para os usuários do transporte público. Esta é mais uma iniciativa para evitar a disseminação do novo coronavírus e salvar vidas.

A ação foi iniciada às 7h no Terminal Rodoviário Central, onde os agentes da mobilidade e profissionais da Secretaria de Mobilidade Urbana entregavam as máscaras aos usuários. O comerciante Cal Dantas, de 77 anos, elogiou a entrega.

“Rapaz, é bom demais e de graça ainda. Tem que se prevenir. Quem é que não vai gostar de um negócio desse?”, afirmou Dantas.

Morador do centro, Luciano Vagner Machado, de 47 anos, chamou a atenção para a importância da conscientização. “Essa ação é boa e o pessoal tem que se conscientizar e usar, porque infelizmente alguns falam que não precisa usar. Gostei dessa ação. Minha vida é uma só. Tenho que protegê-la. A máscara é boa, confortável, não falta ar, dá pra respirar numa boa”, comentou.

Moradora do Campo dos Alemães, na região sul, Andrelina Souza dos Santos, de 42 anos, faz a integração entre linhas no Terminal Central e também gostou da iniciativa da Prefeitura. Ela mostrou que está por dentro das recomendações de uso.

“Muito bom, peguei uma para mim e outra para o meu marido. Já estava usando. Tenho duas, mas estão sujas e tenho que lavar. Tem que ser de duas em duas horas, né?”, afirmou Andrelina.

O morador do Jardim Mariana 2, na região leste, Augusto Marins, de 54 anos, trabalha como cuidador de pessoas que pertencem ao grupo de risco e também atentou para a necessidade de conscientização.

“É maravilhosa [a distribuição de máscaras] e todo mundo tem que fazer a sua parte”, disse.

A distribuição das máscaras irá ocorrer diariamente, enquanto durar o estoque, no Terminal Rodoviário Central e em outros pontos de ônibus com grande circulação de usuários.

A recomendação do uso, inclusive no transporte coletivo, é do Ministério da Saúde e não substitui outras práticas necessárias, como a higienização frequente das mãos, isolamento social e o não compartilhamento de objetos de uso pessoal.

Cuidados Importantes

– A máscara é de uso individual
– Use por cerca de duas horas (após o período o tecido perde a eficácia
– Lave com água e sabão neutro
– Se possível, passe com ferro quente
– Separe um recipiente ou saco plástico para guardar a máscara limpa
– Deixe de molho por 30 minutos em solução com água sanitária ou desinfetante

Como usar e manusear a máscara

– Lave as mãos antes de colocar a máscara
– A máscara deve cobrir o queixo e nariz
– Ela deve ficar justa ao rosto, sem espaço nas laterais
– Não toque no pano da máscara e não a remova para falar
– Tire a máscara pelas alças laterais e higienize as mãos
– Faça a higienização das mãos após o uso


Publicidade