Início São José dos Campos Trânsito na ponte estaiada será liberado nesta sexta (24), em São José...

Trânsito na ponte estaiada será liberado nesta sexta (24), em São José dos Campos

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

A Prefeitura de São José dos Campos vai liberar o tráfego no complexo viário do Arco da Inovação nesta sexta-feira (24), às 11h. A ponte estaiada, que ligará a Avenida Jorge Zarur às avenidas São João e Cassiano Ricardo, vai desafogar o trânsito no principal ponto de congestionamento da cidade e beneficiar motoristas e passageiros do transporte coletivo.

Ao todo, mais de 60 mil trabalhadores passam pelo trecho em 1.246 viagens de ônibus todos os dias. Sob a ponte na rotatória do Colinas foram construídos dois viadutos (superior e inferior) em formato de X.

Única no Brasil em arco e curva, a obra teve um método de construção mais eficaz e econômico, além de ser menos agressivo ao meio ambiente. A complexidade e arquitetura do projeto, inclusive, atraíram diversas instituições de ensino, que levaram alunos para conhecer a obra durante a execução.

O complexo viário na região do Arco da Inovação terá uma ciclovia de 3,6 quilômetros de extensão, que ligará a Avenida Linneu de Moura à passarela da Via Dutra, permitindo, por exemplo, uma viagem de bicicleta entre o Urbanova (região oeste) e o Dom Pedro I (sul). O projeto contempla duas passarelas, sob o Córrego Senhorinha e Anel Viário.

A obra do Arco da Inovação permitiu ainda uma série de melhorias na região da rotatória do Colinas, entre elas a instalação de um novo e moderno sistema semafórico inteligente – que dará maior fluidez no trânsito – , implantação de uma nova baia e abrigo de ônibus próximo à rotatória e nos dois sentidos da Avenida São João, no Aquarius, o recapeamento asfáltico, alargamento do viaduto sob o Córrego Senhorinha, além de toda a acessibilidade para as pessoas com deficiência.


Publicidade