Na linha de frente para garantir o atendimento emergencial à população, os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atenderam na segunda quinzena de março 24 casos relacionados a suspeitas de coronavírus em Taubaté e região.
O registro do primeiro atendimento foi em 17 de março e houve um aumento gradativo a partir do dia 24. O número corresponde a 12,69% do total de atendimentos efetivados com regulação médica no último mês.
A faixa etária dos pacientes é variada, dos 24 anos aos 84 anos. Em pelo menos sete casos, que representa cerca de 30%, os pacientes tinham mais de 60 anos.
O Samu foi implantado em 24 de novembro de 2016, por meio do Cisamu, consórcio municipal que hoje reúne oito cidades e uma população de cerca de 426 mil pessoas. Taubaté, Campos do Jordão, Tremembé, Santo Antonio do Pinhal, Lagoinha, Redenção da Serra, Natividade da Serra e São Luiz do Paraitinga integram o consórcio.
O serviço de resgate e transporte de pacientes é feito por meio de ligações ao telefone 192. Um sistema permite o redirecionamento das ligações para a central instalada em Taubaté. Ao receber a ligação, um atendente fará a triagem inicial e a encaminhará para o médico regulador. Dependendo da gravidade do caso será enviada uma ambulância de resgate ou um veículo com UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
A população deve colaborar e acionar o 192 somente em casos de emergência, observando as características da ocorrência.
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