Início Taubaté Samu atende 24 casos suspeitos de coronavírus em 15 dias em Taubaté

Samu atende 24 casos suspeitos de coronavírus em 15 dias em Taubaté

Na linha de frente para garantir o atendimento emergencial à população, os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atenderam na segunda quinzena de março 24 casos relacionados a suspeitas de coronavírus em Taubaté e região.

O registro do primeiro atendimento foi em 17 de março e houve um aumento gradativo a partir do dia 24. O número corresponde a 12,69% do total de atendimentos efetivados com regulação médica no último mês.

Publicidade

A faixa etária dos pacientes é variada, dos 24 anos aos 84 anos. Em pelo menos sete casos, que representa cerca de 30%, os pacientes tinham mais de 60 anos.

O Samu foi implantado em 24 de novembro de 2016, por meio do Cisamu, consórcio municipal que hoje reúne oito cidades e uma população de cerca de 426 mil pessoas. Taubaté, Campos do Jordão, Tremembé, Santo Antonio do Pinhal, Lagoinha, Redenção da Serra, Natividade da Serra e São Luiz do Paraitinga integram o consórcio.

O serviço de resgate e transporte de pacientes é feito por meio de ligações ao telefone 192. Um sistema permite o redirecionamento das ligações para a central instalada em Taubaté. Ao receber a ligação, um atendente fará a triagem inicial e a encaminhará para o médico regulador. Dependendo da gravidade do caso será enviada uma ambulância de resgate ou um veículo com UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

A população deve colaborar e acionar o 192 somente em casos de emergência, observando as características da ocorrência.


Publicidade