Início São José dos Campos Guarda Municipal de São José dos Campos lidera ranking estadual de satisfação

Guarda Municipal de São José dos Campos lidera ranking estadual de satisfação

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

Pesquisa divulgada pela Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) aponta que a Guarda Civil Municipal de São José dos Campos alcançou a melhor colocação entre as 10 maiores cidades de São Paulo.

Com 660 pontos, o levantamento referente ao primeiro trimestre do ano classifica a corporação joseense com Alto Grau de Satisfação. Entre as 10 cidades avaliadas, o município foi o único a conquistar essa qualificação.

Osasco é a vice-líder do ranking, com 601 pontos. Na 3ª colocação, aparece São Bernardo do Campo com 599 pontos. Sorocaba é a 4ª colocada, com 550 pontos. Santo André registrou 547 pontos.

Guarulhos somou 537 pontos, Campinas 514 pontos e Mauá, 483. Ribeirão Preto é a 9ª colocada com 481 pontos e São Paulo fecha o ranking geral com 466 pontos.

Guarda Civil Municipal

A posição no topo é resultado do investimento da Prefeitura na capacitação de profissionais e melhoria na estrutura da Guarda Civil Municipal, como aquisição de carros elétricos, uniformes, armamentos e coletes à prova de balas.

No ano passado, um drone foi adquirido para monitoramento do público em eventos de grande porte e no apoio em patrulhamentos, permitindo inclusive o acompanhamento de viaturas em movimento e auxiliando atividades preventivas.

Outro diferencial é a Patrulha da Lei Maria da Penha, que consiste na realização de visitas periódicas às residências de mulheres em situação de violência doméstica e familiar para verificar o cumprimento das medidas protetivas de urgência determinadas pela Justiça e reprimir eventuais atos de violência.

Outra ação fundamental para melhoria do serviço operacional foi o aumento do efetivo. Foram incorporados 70 novos guardas em maio de 2019 e outros 30 em 2020.

Com os 100 novos homens e mulheres, a GCM de São José, passou a contar com um efetivo de 360 homens e mulheres.

Pesquisa Indsat

As pesquisas da Indsat são realizadas a cada trimestre. O grau de satisfação é definido por meio de pontuação, a partir da avaliação feita pelos próprios munícipes. O instituto de pesquisa utiliza critérios como “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo” para chegar ao resultado final. O “Alto Grau de Satisfação” é obtido quando a soma dos pontos ultrapassa 650 pontos.


Publicidade