Início São José dos Campos São José dos Campos amplia ainda mais excelência em serviço da coleta...

São José dos Campos amplia ainda mais excelência em serviço da coleta de lixo

Foto: Claudio Vieira/PMSJC

São José dos Campos continua na liderança com o melhor serviço de coleta de lixo em relação às dez maiores cidades do Estado de São Paulo, de acordo com pesquisa realizada pelo Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) no primeiro trimestre de 2020.

A pontuação também melhora a cada pesquisa realizada. Há três meses, alcançou 807 pontos. Neste primeiro semestre atingiu 812 pontos, com 98% de aprovação. Este índice é considerado grau de excelência.

Publicidade

A pesquisa avaliou 16 serviços na cidade e a coleta é considerada o melhor deles. A coleta de resíduos é formada pelos serviços de coleta comum (Sustentare), coleta seletiva (Urbam) e coleta de limpeza urbana (Urbam). A Urbam também é responsável pela coleta de resíduos de serviços de saúde, eletroeletrônicos, pequenos animais mortos, pilhas e baterias entre outros e por suas destinações ambientalmente corretas. O aterro sanitário é considerado um dos melhores do Estado, com nota 9,2 da Cetesb em 2018 (relatório publicado em 2019).

A pesquisa mostra a melhoria do serviço ao longo dos anos. No quarto trimestre de 2016, na antiga gestão, quando começou a ser feita a pesquisa, o índice de aprovação era de 604 – grau médio de satisfação. O índice aumentou para 635 já no primeiro trimestre de 2019 – com a mudança da empresa que realizava a coleta comum. A partir daí, o índice foi subindo a cada trimestre, passando para 690 (segundo trimestre de 2017) e atingindo 719 – alto grau de satisfação – já no terceiro trimestre de 2017. Os índices continuaram a subir até 807 pontos e agora 812.

São recolhidas mais de 500 toneladas/dia de resíduos da coleta comum, mais de 100 toneladas/dia da coleta de limpeza urbana e cerca de 50 toneladas/dia da coleta seletiva.

Limpeza urbana

A pesquisa também avaliou o serviço de limpeza pública, que também está na primeira colocação em comparação às dez maiores cidades do Estado. O serviço atingiu 777 pontos, com alto grau de satisfação. Em relação ao município, o serviço está em quinta colocação – atrás de coleta de lixo, abastecimento de água, qualidade da água e iluminação pública.

Pesquisa

As pesquisas do Indsat medem o grau de satisfação da população e são realizadas a cada trimestre. O grau de satisfação é definido por meio de pontuação a partir da avaliação feita pelos próprios moradores. O instituto de pesquisa utiliza critérios como “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo” para chegar ao resultado final e o Alto Grau de Satisfação é obtido quando a soma dos pontos ultrapassa 650 pontos. Foram ouvidos 600 moradores da cidade.

Grau de satisfação de uma população, em relação a um serviço, de acordo com o Indsat alcançado na seguinte escala:

INDSAT abaixo de 350 pontos = Baixíssimo Grau de Satisfação.
INDSAT entre 350 e 499 pontos = Baixo Grau de Satisfação.
INDSAT entre 500 e 649 pontos = Grau Médio de Satisfação.
INDSAT entre 650 e 799 pontos = Alto Grau de Satisfação.
INDSAT a partir de 800 pontos = Grau de Excelência.