Desde o início das operações na última segunda-feira, dia 23 de março, o Call Center 0800 12 000 12 de orientações sobre o coronavírus de Taubaté já superou o número de mil ligações efetivadas.
Entre segunda-feira e a tarde desta quinta-feira, dia 26 de março, os estudantes voluntários de medicina da Unitau e demais faculdades já haviam registrado 1.100 ligações de moradores de Taubaté e cidades vizinhas.
As dúvidas ocorrem de maneira dinâmica, conforme os esclarecimentos apresentados à população. Entre as principais dúvidas apresentadas estão os sintomas da doença e quando devem procurar uma unidade de saúde.
O envolvimento dos estudantes gerou uma corrente de solidariedade e já há uma fila de espera para a participação no Call Center.
Mais 10 estudantes voluntários devem receber treinamento no próximo sábado, dia 28 de março, para engrossar as fileiras no trabalho de teleatendimento à população com orientações e dicas relacionadas ao coronavírus e prevenção da doença.
O Call Center funciona todos os dias da semana, das 8h às 20h.
Denúncias
Já o telefone 153 recebeu, desde a última sexta-feira, dia 20 de março, 1.656 ligações sobre denúncias de funcionamento de estabelecimentos em desconformidade com o decreto emergencial e aglomerações de pessoas, entre outras.
As ligações são uma importante ferramenta de apoio à prefeitura para garantir o isolamento social e evitar a contaminação do coronavírus pelo município.
O telefone 153 pode ser acionado a qualquer hora do dia, todos os dias da semana.