Início São José dos Campos Prefeitura de São José dos Campos receberá 22 profissionais do Programa Mais...

Prefeitura de São José dos Campos receberá 22 profissionais do Programa Mais Médicos em abril

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

A Prefeitura de São José dos Campos receberá 22 médicos pelo Programa Mais Médicos pelo Brasil, do Governo Federal. Os profissionais que fizeram inscrição no programa têm entre os dias 6 e 13 de abril para se apresentar no município e iniciar as atividades.

Devido a atual situação de pandemia, esses profissionais reforçarão as equipes de saúde, ampliando o atendimento aos munícipes.

São José dos Campos já conta com 16 médicos do programa, que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) com Equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF). Outros 5 médicos concursados e 14 credenciados completam as equipes, que são vinculadas ao Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Saúde.

Com a chegada dos 22 médicos, São José dos Campos passará a contar com 38 profissionais vinculados diretamente ao programa, que receberão a título de bolsa-formação o valor bruto mensal de R$ 12.386,50, por 40 horas semanais de dedicação exclusiva ao trabalho.

No município há 46 equipes vinculadas a 13 UBS’s: Alto da Ponte, Altos de Santana, Bonsucesso, Buquirinha, Campos de São José, Eugênio de Melo, Jardim Limoeiro, Jardim São José 2, Parque Interlagos, Putim, São Francisco Xavier, Vila Paiva e Novo Horizonte.

Cada equipe é composta por médico, enfermeiro, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Elas fazem visitas de casa em casa, cadastram e acompanham as famílias em suas necessidades de saúde e conhecem a realidade da população local.

O chamamento dos municípios para a renovação da adesão ao Programa Mais Médicos foi feita no dia 11 de março de 2020 pelo Ministério da Saúde. Em todo o país serão chamados 5.800 profissionais.

Publicidade