Início Coronavírus Coronavírus: como fazer a higienização correta dos alimentos?

Coronavírus: como fazer a higienização correta dos alimentos?

(Foto: Free Pik/divulgação)
Publicidade

Higienizar embalagens e alimentos de forma adequada pode ajudar a reduzir a propagação do Covid-19

Com a mudança na rotina por conta do novo coronavírus, as pessoas estão mais atentas nas atividades do dia a dia. Apesar do isolamento social ser uma medida importante para evitar a propagação do vírus, algumas pessoas precisam fazer compras no mercado quando necessário. A higienização desses alimentos e produtos são importantes para evitar outras doenças durante esse período.

Ainda não há evidências científicas indicando que um alimento pode ser vetor de transmissão do Covid-19, mas é recomendado lavar corretamente alimentos como verduras, legumes e frutas antes do consumo e fazer a limpeza das embalagens.

A nutricionista Simone Saab, orienta como deve ser feito esse processo. “Para higienizar alimentos como legumes, verduras e frutas, é necessário antes de tudo, lavar as mãos com água e sabão”, explica. “Lave as frutas, verduras e legumes com água corrente, de preferência use uma escovinha para retirar a sujeira. Em uma vasilha, deixe os alimentos por dez minutos em uma solução de hipoclorito de sódio, sendo uma colher de sopa em um litro de água”, finaliza a nutricionista.

Deixar os alimentos nessa solução é importante para matar os microrganismos, sendo interessante colocar até mesmo os alimentos que retiramos as cascas. Quando terminar, basta lavar os alimentos em água corrente, secar e colocar em tigelas com tampa na geladeira.

No caso das embalagens, a nutricionista recomenda sempre lavar com água, esponja e sabão, ou então utilizar o álcool 70%. “O ideal é sempre higienizar as embalagens antes de guardar em casa, assim evitamos a proliferação de bactérias e fungos dentro dos armários e refrigeradores”, pontua. A especialista reforça que até mesmo a bolsa reutilizável usada nas compras, deve ser higienizada.

Durante as idas ao mercado, procure fazer uma lista dos alimentos que irá comprar, assim, terá foco e irá ficar menos tempo no estabelecimento. Fique atento para não tocar olhos, nariz e boca já que outros produtos expostos no local podem ter sido tocados por outras pessoas. Após finalizar as compras, mantenha a limpeza no local em que você manipulou os alimentos e higienize as mãos com água e sabão.

Publicidade